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VW Fox Track é mais uma versão para confundir
o consumidor

Modelo 'enfeitado' cobra R$ 46.950 por visual e pouco recheio

Texto: Karina Simões | Foto: Mario Villaescusa/Webmotors 17/03/2016
 
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Se o CrossFox já é apelidado de pseudo-aventureiro, qual seria a melhor definição para o Fox Track? Foi o que tentei desvendar durante os dias que passei a bordo da versão, de pegada aventureira "ultra light". Suspensão elevada e aquele estepe pendurado no porta-mala não fazem parte deste pacote, cuja aposta é um visual sem exageros e um pacote de equipamentos mais interessante para o motorista conectado.

De cara, quis saber o preço da versão do jeito que a Volkswagen nos entregou – em se tratando de carros da linha  Fox, já tomei alguns sustos com valores que ultrapassam a barreira do bom senso. Quem nunca? O Fox Track tem preço inicial de R$ 46.950, que o posiciona entre a básica Trendline (R$ 45.590) e a intermediária Comfortline (R$ 48.190). Com os pacotes de opcionais, a versão avaliada pela WebMotors sobe para R$ 54.824. Mas será que, entre as 10 opções de Fox que a Volks oferece – estou excluindo CrossFox, SpaceFox e SpaceCross – o Track é uma boa escolha?

“Tipo” aventureiro

É no visual que está o principal argumento do Fox Track. Rack de teto, o nome “Track” nas portas traseiras, aerofólio traseiro na cor preto brilhante, molduras nas caixas das rodas, grade dianteira com friso pintado, faróis com máscara negra e o para-choque com luzes neblina integrados encarregam-se de dar um “cheiro” menos urbano ao hatch. As rodas são de liga leve aro 15. O resultado agradou, mas seu habitat está bem distante de um cenário rural, no máximo uma graminha.

Na prática

O Fox Track é oferecido apenas com motor 1.0 de três cilindros, com bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas. Mais moderno e eficiente, seus 999 cm³ geram com etanol 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque a partir dos 3.000 rpm. O câmbio é manual de 5 velocidades, com engates curtos e precisos “a la Volkswagen”. O casamento deste motorzinho esperto com a transmissão manual, aliados ao peso de 1.084 kg do hatch, garantem boa desenvoltura ao conjunto.

Ele não é vagaroso nas saídas e retomadas e, mesmo com o ar condicionado ligado não dá pra notar uma perda relevante de rendimento. Na cidade ele é bem gostoso de dirigir, especialmente pela direção elétrica de série, levinha e direta, que merece elogios. Vale destacar também o bom acerto de suspensão.

O  motor de três cilindros tem uma vibração um pouco maior que o de quatro cilindros, assim como um ronco característico, mas nada que chegue a ser incômodo. Aliás, vale mencionar o bom isolamento acústico deste Fox.

Quanto ao desempenho na estrada senti falta de um pouco mais de fôlego nas ultrapassagens, especialmente com o carro carregado. Segundo a Volks, ele vai de 0 a 100 km/h em 14,4 segundos e tem velocidade máxima de 159 km/h quando abastecido com álcool. Na semana que rodei com o hatch em circuito misto com etanol, a média de consumo ficou na casa dos 12 km/h, confesso que esperava mais.

Vida a bordo

Por dentro, a versão mantém o padrão da Comfortline. O acabamento é correto, mas o que agrada mesmo é a já conhecida posição elevada ao volante - esse conta com ajuste de altura e profundidade -, e o amplo espaço interno. Quem anda no banco de trás não sofre com aperto, nem para as pernas nem para a cabeça, já que o teto é mais alto que a maioria dos concorrentes. O único senão no quesito espaço é a baixa capacidade do porta-malas, de apenas 265 litros.

Prepare a calculadora

Por R$ 46.950, a versão sai da fábrica com ar condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos e sistema de som integrado com rádio AM/FM, bluetooth, MP3, entradas USB, SD-Card e auxiliar. Por 1.240 reais a mais pela versão Confortline, o comprador recebe computador de bordo com 9 funções, sistema de abertura elétrica do porta-malas pelo logotipo, ajuste elétricos dos retrovisores com função tilt-down, porta-malas com iluminação e vidros elétricos nas portas traseiras.

Mas se você é daqueles que dá mais importância para a conectividade, a Volks oferece para o Track uma nova central de entretenimento batizada de “Composition Touch”. Trata-se de uma tela colorida de 5 polegadas, que conta com função de espelhamento de celular (MirrorLink), para smartphones com a plataforma Android. Por R$ 1.920 você leva a central, volante multifuncional e computador de bordo com função Eco Confort.

O modelo testado pela WebMotors estava equipado com a central mais completa "Discover Media", que incorpora GPS, uma tela maior - 6,3 polegadas - com sensor de aproximação e entrada para CD. A central agradou por ser bem fácil de usar e também por contar com o sistema App-Connect, compatível com sistemas Android e iOS de smartphones. Para adicionar esta central ao Fox Track, paga-se R$ 3.871 ou R$ 5.791 para um pacote que inclui, além do volante muntifuncional e computador de bordo, sensores de chuva e crepuscular, faróis de neblina com função auxiliar em curvas, retrovisor elétrico eletrocrômico, entre outros equipamentos. Aí o preço fica ardido.

Precisa mesmo?

O Fox Track é uma opção enfeitada e se você não quiser pagar pelos seus enfeites vale investir em outras configurações que te tragam mais conforto no trânsito, afinal com os acessórios que ele entrega nem pseudo-aventureiro consegue ser. Agora, se você não liga muito para conforto, vale trocar os opcionais por um conjunto mecânico mais esperto. A versão Comfortline com motor 1.6 de 104 cv e 16,6 kgfm de torque, vai entregar mais desempenho e custa R$ 3.000 a menos que a versão completona que avaliamos, mas com motor 1.0. Este tanto de versões confunde mesmo a cabeça do consumidor, portanto, se você faz questão de comprar um Fox, separe um tempo, o extrato e uma calculadora. É tudo uma questão de prioridades.

 

 

Karina Simões

Karina Simões
Sempre preferiu carrinhos a bonecas. Seu primeiro brinquedo motorizado foi um Jeep Willys 1951, que dirige até hoje. É realizada escrevendo sobre veículos, seja ele qual for. Acorda cedo para assistir ao MotoGP.  

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