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Testes e Comparativos

06-02-13 | Texto: Rodrigo Samy | Foto: Mario VillaescusaVoltar

Teste comprova que nem só de consumo sobrevive um carro

Desatualizado e atrasado em mais de duas gerações, hatch compacto apoia-se no bom consumo

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Para revigorar o Renault Clio, a francesa tupiniquim reformulou a dianteira do hatch e aplicou alguns vincos na tampa traseira. Se comparado com o modelo antecessor, o novo Clio ficou bem pior. A única ressalva fica por conta do bom consumo apresentado. Aliás, principal chamariz para a marca emplacar o carro no mercado.

Para comprovar se o novo Clio é melhor que o antigo, o WebMotors foi atrás de uma cliente que está satisfeita com o carro, mesmo sabendo de seus percalços. Emilene Silveira, jornalista e professora, 36 anos, concorda que o carrinho está desatualizado se comparado com o europeu, mas entende que ele atende perfeitamente as suas necessidades. “Ele serve para nos carregar para baixo e para cima, por um seguro barato e sem trazer grandes complicações de manutenção. Utilizo poucas vezes o automóvel durante a semana, por isso, ele me serve muito bem”, conclui Emilene.

Também pegamos o Clio antigo da musa inspiradora deste autor e o colocamos na medição tanque a tanque. De acordo com a medição do WebMotors, o Clio antigo fez 8 km/l de álcool e 11 km/l de gasolina, ambos os números no circuito urbano.

De acordo com os números da Renault, o novo Clio quando abastecido com etanol, na versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica anota 9,1 km/l (ciclo urbano) e 9,6 km/l (estrada). Com gasolina, a média de consumo fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção obtém índices ainda melhores: 9,5 km/l (ciclo urbano) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).

Ainda, de acordo com a fabricante, comparando-se com o antigo 1,0L 16V Hi-Flex, o novo propulsor 1,0L 16V Hi-Power tem 71 peças modificadas. Para chegar ao produto final, foram necessárias 6 mil horas de ensaios de durabilidade/confiabilidade em dinamômetro (o equivalente a 2 milhões de quilômetros rodados), 10.000 quilômetros de testes em temperaturas extremas (entre 5ºC e 40ºC) e 200 mil quilômetros em ensaios de rodagem acelerados em veículo. No total, foram utilizados 41 motores protótipos e oito veículos.

Utilizando o mesmo método de medição que utilizamos no antigo Clio, o novo fez com o WebMotors 9,8 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina), ambas situações na cidade.

O que melhorou no modelo novo?

O Renault Clio 2013 está com um visual mais agradável e despojado se comparado com o modelo antigo. O kit de personalização (faixas, frisos e spoilers) é comprado à parte, como assessório nas concessionárias. A dirigibilidade melhorou, assim como a relação do câmbio de cinco marchas. Na opção antecessora, o relação era mais curta.

O que piorou no modelo novo?

Com a reestilização, o vidro traseiro do Renault Clio recebeu uma área menor. A vantagem para a fabricante de colocar uma lente menos curvada está no custo. Já a desvantagem para o consumidor acaba sendo refletida na visibilidade. Outro indicador de redução de custo da versão atual para a antiga está nos cintos de segurança. Enquanto no antigo o sistema é auto-ajustavel, no atual o usuário precisa regular o material de segurança como se fosse uma fivela, ou seja, ele é fixo. Poderíamos pensar o que de uma fabricante que economiza no cinto de segurança? Outra redução de custo está no porta-luvas. O compartimento, agora sem tampa, virou um porta-treco tamanho gigante. Se você quiser uma tampa para ele, pague como equipamento opcional. Com a revolução para abaixar o custo, a tampa do porta-malas também perdeu a alça para puxá-la.

Pontos fortes do Renault Clio

Além de ser econômico, o modelo oferece um valor bem apetitoso na hora do seguro, principalmente se for comparado com a concorrência. O consumo, nota “A” pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, também é um ponto que se deve relevar na hora da compra. Ou seja, o Clio é o carro de entrada que serve para bater no dia-a-dia.

Pontos negativos do Renault Clio

Totalmente defasado do modelo europeu, o nosso Clio é um dos únicos modelos da Renault Brasileira projetado na Europa e que é verdadeiramente da Renault (não da Dacia). Vale lembrar que o Fluence ainda tem um braço coreano e é ainda um legitimo Renault. Totalmente “Daciana” a Renault vem crescendo no País, e um dos motivos é a reinvenção da “carinha” de modelos velhos. Muito mais espartano que o seu antecessor, um Clio usado talvez seja a melhor compra diante do zero. Existem mais de 2 mil ofertas do Renault Clio no WebMotors.

Se você estiver a procura de um Renault Clio, veja também o nosso Guia de Compra

 
Novo Clio 1.0 16V Hi-Power    
  Authentique Expression
Arquitetura Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 2 ou 4 portas  
Motor 1.0 16V Hi-Power - Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha e 16 válvulas  
Tração Dianteira  
Cilindrada 999 cm³  
Diâmetro x curso 69,0 mm x 66,8 mm  
Taxa de compressão 12,0:1  
Potência máxima (ABNT) 80 cv (etanol) @ 5.750 rpm / 77 cv (gasolina) @ 5.750 rpm  
Torque máximo (ABNT) 10,5 kgfm (etanol) @ 4.250 rpm / 10,1 kgfm (gasolina) @ 4.250 rpm  
Alimentação Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial  
Rodas Aço Estampado  
Pneus 175/70 R13  
Suspensão dianteira Tipo MacPharson, triângulos inferiores e amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais  
Suspensão traseira Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora  
Freios Duplo circuito em “X”, discos ventilados dianteiros, com 238 mm de diâmetro, e tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro  
Direção Mecânica, diâmetro giro 10,3 m  
  (direção hidráulica disponível opcionalmente)  
Câmbio Mecânico, 5 velocidades e marcha ré  
Relações de marcha 1ª......................4,09:1  
  2ª......................2,24:1  
  3ª......................1,39:1  
  4ª......................1,03:1  
  5ª......................0,79:1  
  Ré.....................2,36:1  
  Diferencial.........4,36:1  
Tanque de combustível 50 litros  
Porta-malas (litros) min/max 255 / 596  
Peso (em ordem de marcha) 912 kg  
Entre eixos 2.472 mm  
Comprimento 3.811 mm  
Altura 1.417 mm  
Largura / Largura com retrovisores 1.639 mm / 1.940 mm  
Aceleração 0 a 100 km/h 13,7 s (etanol) / 14,3 s (gasolina)  
Velocidade máxima 168 km/h (etanol) / 167 km/h (gasolina)  
Carga útil 525 kg  
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