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30-07-02 | Texto: Ricardo Panessa | Foto: Cláudio Larangeira / DivulgaçãoVoltar

Mitsubishi Pajero TR4

Primeiro utilitário esportivo montado no Brasil

(30-07-2002) - Mitsubishi Motors do Brasil investiu cerca de R$ 200 milhões em sua unidade industrial de Catalão, em Goiás, para produzir, via CKD, o Pajero TR4 exclusivamente para o mercado nacional. Meta de produção é 30 mil unidades por ano

Apresentado como o sucessor do Pajero iO, o novo Pajero TR4 incorpora a mesma tecnologia off-road já conhecida no seu antecessor, e algumas inovações exclusivas, principalmente no visual.

A frente do novo modelo ficou mais moderna com a nova grade, onde se destaca o logotipo cromado da Mitsubishi Motors. O capô e as rodas foram redesenhados e o sistema de iluminação recebeu um novo bloco ótico, com faróis remodelados e também cromados. Os faróis de neblina foram incorporados ao pára-choque dianteiro, que também recebeu um novo desenho e vem pitando na cor do carro.

O protetor do carter agora é de composite, material mais leve e resistente, na cor grafite, integrado ao conjunto de rodas e pneus. Os engates para reboque dianteiro e traseiro estão reposicionados de forma a serem alcançados com mais facilidade. E a antena aparece agora colocada na parte traseira do veículo. O TR4 estará disponível nas cores prata, branco, verde, cinza, preto, amarelo e vermelho.
Objeto de desejo de 30 entre cada 100 mulheres, o TR4 incorpora todos os benefícios de autêntico veículo 4x4, agregando também conforto e praticidade típicas de um automóvel comum. Devido ao seu porte compacto -- com pouco mais de 4 metros de comprimento --, aparência robusta e fácil manobrabilidade, o TR4 tem como objetivo principal atender o típico consumidor de utilitários esportivos de pequeno porte, formado por pessoas joviais e adeptas de atividades ao ar livre, habitat natural do modelo.Com 16 válvulas, comando no cabeçote e injeção de combustível ECI-Multi, o novo motor do TR4, com 131 cavalos de potência e 18 kgfm de torque é uma das principais diferenças em relação ao iO, que tinha motor 1.8 de apenas 117 cv. Segundo a fábrica, com esse motor o TR4 vai da imobilidade aos 100 km/h em apenas 12 segundos e atinge a velocidade máxima de 164 km/h. O consumo médio cidade/estrada é de 10,7 km/l.

Ele é tão fácil de dirigir quanto um automóvel, mas é muito mais prático, espaçoso e confortável do que, por exemplo, um sedan médio. Projetado para levar cinco pessoas, tem excelente capacidade de carga, de 500 litros, considerando só o espaço até a altura da cobertura do compartimento de bagagens. Os encostos dos bancos traseiros são reclináveis e bipartidos, o que aumenta a capacidade de transporte de voloumes e permite várias combinações de aproveitamento de espaço

A ergonomia é ponto forte no TR4. O banco do motorista e o volante da direção tem regulagem de altura, o painel, bonito e completo, tem acabamento na cor titânio e instrumentos de fácil leitura.

Ar-condicionado, CD Player com quatro alto-falantes e dois tweters, espelhos externos com comando elétrico, trava das po0rtas e vidros com acionamento elétrico, relógio digital, vidros verdes com pára-brisas degradê completam o pacote de equipamentos de conforto oferecidos no TR4. Os únicos itens opcionais são os bancos forrados em couro e o sistema de áudio Premium Sound.
Não é novidade, mas é completo e eficiente. O sistema de tração do TR4 chama-se Super Select 4WD-I, o que significa que o carrinho pode rodar apenas com tração nas rodas traseiras, optativa nas quatro rodas e 4x4 com reduzida. No total, são 20 opções de tração na versão equipada com câmbio manual e 16 com câmbio automático.

As principais variáveis são tração 4x2 e 4x4 contínua para trânsito em estradas normais e em qualquer velocidade, 4x4 off-road (com diferencial central bloqueado) e 4x4 com reduzida.

Na opção 4x4 contínuo, o diferencial central compensa a diferença de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior estabilidade tanto em pisos com pouca aderência quanto no asfalto. O diferencial central possui sistema de acoplamento viscoso (VCU), que permite melhor distribuição de torque entre as quatro rodas.

Já a posição 4x4 off-road, com diferencial central bloqueado, é ideal para terrenos com areia, lama, terra molhada e outros pisos com pouca aderência, enquanto a opção 4x4 reduzida, também com diferencial central bloqueado, é perfeita para vencer grandes desníveis e/ou transportar o máximo de peso e rebocar outros veículos. Com exceção do modo 4x4 reduzido, todas as outras opções de tração podem ser selecionadas com o veículo em movimento de até 100 km/h. Um carrinho eficiente, tanto para o passeio comportado na cidade, quanto para aventuras mais picantes no campo ou praia
Pajero TR4

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