Revista

RSS
Busca:

Testes & Comparativos

22-08-02 | Texto: Ricardo Panessa | Foto: Luís Felipe FigueiredoVoltar

Honda Civic EX 1.7 Auto

Equilíbrio, discrição e desempenho

(22-08-2002) - ITENS TESTADOS Design Câmbio Motor Conforto Concorrência

Produzido desde 1972, o Civic é líder entre os sedans médios no país. E, como o consumidor não é bôbo nem nada, é claro que essa conquista não aconteceu por acaso. O carro é bom mesmo: bonito, bem acabado, bem resolvido ergonomicamente, discreto e com bom desempenho.

Num balanço geral, trata-se de um carro médio que pode fazer a cabeça de toda a família, inclusive a dos filhos jovens, que vão disputar entre eles a glória e o prazer de dirigir essa máquina discreta, equilibrada e com marcante desempenho.
Modelo tem design moderno e oferece vários equipamentos de série
A sétima geração do Honda Civic foi totalmente reprojetada, mas continua mantendo as características que consagraram o modelo como líder do segmento dos sedans médios.

Lançado no Brasil, Japão e Estados Unidos simultaneamente em dezembro de 2000, o Civic destaca-se ainda hoje pelo design moderno, linha esguia e clássica, além de bom acabamento interno. Discreto, tem desenho sem excessos, destacando apenas as maçanetas integradas à carroceria e os espelhos bem aerodinâmicos.

Internamente também impera a discrição e o bom gosto. O painel, embora, assim como as portas, emoldurado em dois tons, não tem maiores atrativos visuais, mas incorpora quadro de instrumentos completo e de fácil leitura. Além de rádio/CD prático e funcional como poucos, o painel conta também com velocímetro, tacômetro e medidor de combustível, além de hodômetro parcial e total em cristal líquido. Há também diversos avisos luminosos, como das portas e do porta-malas aberto, de advertência do nível de combustível na reserva e da não utilização do cinto de segurança pelo motorista.

Os bancos são anatômicos e, uma das suas maiores vantagens, o assoalho é totalmente plano, que livra muito espaço principalmente para os passageiros do banco traseiro.

O modelo oferece ainda, de série, um bom pacote de equipamentos de série, entre eles airbag duplo, direção hidráulica, ar condicionado, sistema de som AM/FM com CD player, trio elétrico e vidros verdes com filtro UV.
Transmissão automática de quatro marchas responde prontamente

O câmbio automático do Civic não foge aos padrões normais de qualquer outro câmbio desse tipo, mas além de ter uma manopla especialmente bem desenhada, o sistema permite passar do modo D (drive) para D2 direto, sem travas, proporcionando respostas rápidas tanto nas acelerações quanto nas reduzidas.

Com três marchas bem escalonadas, mais uma sobre marcha que a montadora assina como sendo uma quarta relação, gerenciadas eletronicamente, o Civic vai bem no trânsito urbano e na estrada. O motor responde prontamente tanto àquela pisada funda no acelerador, quanto às reduzidas solicitadas através da alavanca.
Cavalaria é suficiente e câmbio responde com rapidez

Silencioso ele é. Com 130 cv de potência é mais do que suficiente para tocadas moderadas e familiares, ou até mesmo para algumas experiências mais emocionantes. O carro faz curva como um hatch, convidando o motorista a maiores divertimentos ao volante.

O motor de 1.7 litro, com bloco e cabeçote em alumínio, é leve, compacto, silencioso e econômico. A potência máxima de 130 cv é atingida a 6.300 rpm e o torque, de 15,8 kgfm, a 4.800 rpm. Esse motor conta também com a exclusiva tecnologia Honda VTEC, um sistema de variação da abertura de válvulas eletronicamente controlado.

A estabilidade e o silencio de rodagem é garantido por uma avançada e exclusiva suspensão dianteira McPherson, especialmente desenvolvida para o Honda Civic. Com isso, 15 mm no comprimento total do carro foram diminuídos e o espaço interno para pernas no banco traseiro aumentou em 25 mm.

Essa suspensão, em conjunto com a traseira do tipo Double Wishbone,
também mais compacta, oferece estabilidade e conforto, reduzindo impactos
e proporcionando melhor performance em curvas. O sistema de freios é composto por disco na frente e tambor atrás. A versão EX, top de linha, conta com os sofisticados sistemas ABS (Antilock Brake System) e EBD (Electronic Brake Distribution).

Vários itens de série tornam modelo um dos mais completos do segmento

Entre os itens de conforto, o Civic possui botão de abertura do vidro do motorista iluminado, luz de leitura dianteira, porta-objetos nas portas dianteiras, dois porta-copos dianteiros e um traseiro, regulagem de altura do assento do motorista, alavanca interna de abertura do porta-malas e do bocal de abastecimento e desembaçador do vidro traseiro.

Um diferencial da versão EX é o piloto automático, com botões de controle junto ao volante. A segurança continua sendo um dos pontos fortes do modelo, que é equipado com cintos de segurança de três pontos dianteiros e laterais traseiros com tensionadores automáticos - acionados em conjunto com o airbag - travas de segurança das portas traseiras e sistema automático antiesmagamento no vidro do motorista.
Outras marcas oferecem modelos também altamente competitivos

Os números de vendas e a forte presença do Honda Civic nas ruas comprovam
que sua total reestilização, aumento da potência e excelente relação custo/benefício, entre outros aspectos, foram ao encontro das necessidades
e do gosto dos brasileiros.

Mas a vida não é um mar de rosas para os departamentos de marketing e vendas da Honda. Outros modelos altamente funcionais e com excelente qualidade brigam pelo gosto dos consumidores de sedans médios.

O Toyota Corolla, recém-lançado em nova versão é, talvez, o maior concorrente do Civic. ‘Menina dos olhos’ da Toyota no mundo inteiro, esse modelo já vendeu, desde seu lançamento em 1966, cerca de 30 milhões de unidades em todo o mundo. Mas os Chevrolet Vectra e Astra, além do Ford Focus, este último ‘estraçalhando’ a concorrência no Campeonato Mundial de Rali, também oferecem fortes atributos de qualidade, tecnologia e desempenho aos consumidores potenciais. Melhor para todos.
Faça uma proposta de 0 Km
Compare todas as versões
Escolha um modelo usado
Financiamento
Seguro

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

©1995-2014 WebMotors S.A. Todos os direitos reservados.