Revista

RSS
Busca:

Testes & Comparativos

24-04-02 | Texto: Ricardo Panessa | Foto: Antônio GeremiasVoltar

Fiat Palio ELX 1.0 16V Fire

Popular e elegante

(24-04-2002) - Top’ de linha da família Palio 1.0, a versão ELX 16V, continua atendendo bem as expectativas de consumidores de carros “mil”

Não existe mágica na engenharia automotiva. Mas existe tecnologia. A versão 2002 do Palio ELX 1.0 16V, equipada com o atualizado motor “mil” da linha Fire, continua sendo um produto de destaque no segmento dos carros ditos “populares”. Modernizado no final do ano 2000, esse modelo vem se destacando como um dos “queridinhos” dos brasileiros, não apenas pela mecânica moderna que oferece, mas também, e principalmente, pelo visual arredondado, que caiu na preferência dos consumidores.

O sucesso crescente do modelo não é difícil de entender. O motor, de razoáveis (considerando-se a capacidade volumétrica do modelo) 70 cavalos, atende bem as expectativas de condução do motorista comum, tanto na cidade quanto na estrada. O torque é suficiente para arrancar junto com a turba nas primeiras filas dos semáforos, desde que se controle bem os giros do motor nas suas faixas mais altas. Já a potência, é suficiente para manter boa velocidade de cruzeiro nas estradas, em torno dos 110 km/h, mas, como outros modelos ‘mil’, exige atenção nas ultrapassagens, principalmente se o veículo estiver carregado.
Por outro lado, o Palio é um carro considerado bonito, com linhas contemporâneas, sintonizadas com as últimas propostas de design do mercado ocidental, principalmente a Europa. Internamente, a versão 2002 desse modelo apresenta melhor nível de acabamento, desmentindo o lugar comum de que veículos populares tem que ser, necessariamente, mal acabados. Nota-se uma atenção especial por parte da Fiat em melhorar detalhes, combinar cores, eliminar cantos vivos e encaixes que não se harmonizavam nas versões anteriores.

Os equipamentos dessa versão ‘top’ de linha, justificam o preço do carro, este sim, nada popular, na faixa dos R$ 22,4 mil, cerca de R$ 2,5 mil mais cara que a versão 2001. Vidros verdes, direção hidráulica, cintos dianteiros com regulagem de altura, limpador/lavador do vidro traseiro com opção de regulagem de intermitência, cintos traseiros laterais de três pontos, embreagem hidráulica, vidros dianteiros elétricos do tipo "um toque", comando interno de abertura do porta-malas, travas elétricas e conta-giros, são itens originais de fábrica.

O conforto interno é coerente com o porte do veículo. Ele pode receber adequadamente duas pessoas na frente mas, no banco traseiro, apenas duas viajam com relativo conforto. Apertadinhos, pode levar até três pessoas. O espaço no porta-malas segue o mesmo raciocínio. Se o assunto é espaço para bagagens, o Palio não pode ser chamado de “generoso"; lá atrás há espaço para apenas 280 litros de carga.

Complementando essas qualidades, como não poderia deixar de ser, o Palio ELX 1.0 16V funciona bem: os faróis iluminam; os freios (a disco na frente e tambor atrás) param o carro sem sustos; a direção hidráulica é eficiente, do tipo “quanto mais velocidade mais pesadinha”; as acelerações são lineares; e as suspensões continuam eficientes, mantendo a tradicional característica dos modelos Fiat, de serem firmes-quase-duras, perfeitas para enfrentar a buraqueira das ruas e estradas brasileiras.


O Palio ELX é um carro seguro, seja no que se refere a seus padrões construtivos (barras de segurança laterais, reforços estruturais, amassamento programado, etc), seja no que diz respeito ao desempenho. Seu pequeno motor, é claro, não permite performances esportivas, mas as suspensões suportam tranqüilamente um pouco mais de esforços, caso o motorista esteja com pressa, ou esteja atendendo uma emergência.

No ambiente urbano, embora se ressentindo de torque em baixas rotações (apenas 9,6 kgfm, atingidos somente a 4.000 rpm), o Palio ELX se sai muito bem. Não exige contínuas trocas de marcha, embora sofra em subidas mais inclinadas. Em estradas, seus 70 cavalos rendem boas velocidades finais, mas o torque torna-se mais problemático quando é necessária uma ultrapassagem, por exemplo. Mas não chega a desapontar, atendendo perfeitamente o que se espera dele. Afinal, trata-se apenas de um “popular” com desempenho coerente com o que se imagina que um popular possa ter.
Faça uma proposta de 0 Km
Compare todas as versões
Escolha um modelo usado
Financiamento
Seguro

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

©1995-2014 WebMotors S.A. Todos os direitos reservados.