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22-04-04 | Texto: Luís Felipe Figueiredo, de Indaiatuba - SP | Foto: DivulgaçãoVoltar

Chevrolet Astra 2005 ganha motor Flexpower

Versões foram reformuladas, como a Zafira:
Comfort, Elegance e Elite

(22-04-2004) - O Chevrolet Astra é o mais novo modelo da montadora a receber motorização bicombustível – nesse caso, a unidade 2.0 8 válvulas FlexPower, também aplicada na Zafira.

A linha 2005 do Astra, nas configurações hatchback de 2 e 4 portas e sedã, segue a tendência adotada na recém-lançada linha Zafira com novas denominações para suas versões: Comfort, Elegance e Elite, com acabamentos e estilos diferenciados. A esportiva GSi foi mantida – com o motor 2.0 16V movido apenas a gasolina. Também permanece a versão sedã com motor 1.8 a álcool, basicamente para mercado de frotistas e taxistas.
Com sistema eletrônico Flex Fuel desenvolvido pela Bosch, o motor 2.0 litros 8 válvulas Flexpower é baseado na família II. Tem potência máxima que varia de 127,6 cavalos com o uso exclusivo do álcool a 121 cv com gasolina, ambos a 5.200 rpm, de acordo com a montadora. O torque é de 19,6 kgfm com o álcool, e de 18,3 kgfm com gasolina. A taxa de compressão passou de 9,8:1 para 11,3:1.

O funcionamento para o consumidor é simples. Basta abastecer com gasolina, álcool ou a combinação dos dois combustíveis, em qualquer proporção. O sistema reconhece imediatamente a mistura.

O modelo recebeu também o sistema de acelerador eletrônico (drive by wire), que dispensa cabos e funciona por meio de sensores eletrônicos.
Os números de desempenho e economia do Astra 2.0 Flexpower 2005 superam os do modelo anterior, mesmo utilizando somente gasolina, segundo a GM. Utilizando álcool, a velocidade máxima é de 203 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 9,1s. Com gasolina, a velocidade máxima fica em 198 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8s.

O consume do Astra, de acordo com a GM, é de 10,0 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, abastecido somente com gasolina. Abastecido com álcool o Astra percorre 7,2 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.
A linha 2005 do Chevrolet Astra passa a contar com quatro versões de acabamento com conteúdos e características diferentes:

COMFORT: versão de entrada da linha Astra, traz de série ar-condicionado, trio elétrico e direção hidráulica.

ELEGANCE: versão intermediária da linha Astra, incorpora itens de aparência, segurança, conforto e conveniência adicionais aos encontrados na versão Comfort, como airbag duplo (exceto acabamento R7B), espelho retrovisor eletrocrômico, rodas de liga leve aro 15 e pneus 195/60 R15 e ar-condicionado digital.

ELITE: versão de luxo, conta com airbags duplo e laterais, freios com sistema ABS com EBD (Eletronic Brake Distribution – sistema eletrônico de distribuição de frenagem), rádio CD player com controles no volante e revestimento de couro nos bancos e painéis de portas.

GSi: versão esportiva da linha Astra, disponível apenas na motorização 2.0 16V.
Durante a avaliação do novo Astra FlexPower na pista de testes da GM no Campo de Provas de Cruz Alta, a boa surpresa logo de saída: abastecido 100% com álcool, o carro ficou melhor, mais esperto do que o modelo anterior. Embora a lentidão do câmbio automático permaneça – tanto em aceleração, mas um pouco mais em retomada.

No trecho misto (pista D1) a versão sedã mostrou-se menos disposta a estripulias – mas é bem mais “no chão” do que a hatch, que é mais ágil e nervosa. Equipado com câmbio manual – de engates macios e precisos – o Astra hatch testado (versão Elite) fica bem mais interessante para uma tocada rápida do que com o câmbio automático.

Guiado perto do limite, o Astra é bastante agradável e fácil de ser controlado, graças à suspensão bem acertada e ao fato de estar calçado com pneus 195/60 (rodas aro 15). Tracionado pelas rodas dianteiras, basta tirar o pé do acelerador para colocá-lo de volta à trajetória.

A versão GSi continua na mesma: não empolga. Ainda que seja mais potente do as versões FlexPower, não exibe o mesmo talento na pista – seus números de desempenho, fornecidos pela própria GM, são inferiores. O Astra GSi atinge, segundo a fábrica, 200km/h de velocidade máxima e vai de 0 a 100km/h em 10,1 segundos. De acordo com Pedro Manuchakian, diretor executivo de engenharia da GM LAAM (América Latina, África e Oriente Médio), a montadora optou por manter o motor 2.0 16V no Astra GSi por uma questão mercadológica, “para os jovens que buscam um carro de apelo esportivo”.
O Astra mais barato da linha é o hatch 2 portas, versão Comfort, que será vendido por R$ 40.180,00. A versão 4 portas sobe para R$ 42.910. Confira os preços das demais versões divulgados pela montadora (obs: versões Comfort e Elegance têm opção 2 portas; as demais, apenas 4 portas):

Hatch
Elegance – R$ 45.710,00
Elegance automático com airbag – R$ 51.305,00
Elite – R$ 54.510,00

Sedan
Álcool 1.8 – R$ 42.590,00
Comfort – R$ 44.490,00
Elegance – R$ 48.690,00
Elegance automático – R$ 52.815,00
Elite – R$ 56.020,00
Elite automático – R$ 59.990,00

A linha 2005 do Astra chegará às revendas no início de maio.

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