Revista

RSS
Busca:

Meu Carro & Eu

26-03-09 | Texto: Adriana Bernardino | Foto: DivulgaçãoVoltar

Hora de frear pensamentos

Aprenda a praticar a arte da concentração ou o adestramento do macaco

(26-03-09) – Frear os pensamentos ao volante e, consequentemente, evitar possíveis emoções negativas, parece uma missão quase impossível. Mesmo alguém treinado pode cair facilmente em suas armadilhas. Há vinte 20 dando aulas de ioga, a francesa Nicole Witek confessa que ainda se deixa levar pelas ilusões dos sentidos. “Semana passada, no meu carro, meus pensamentos estavam a mil km/h, me deixando inquieta e nervosa... Voltei à base da ioga e me perguntei: ‘Quem pensa?’. Mesmo que eu esteja impregnada da filosofia e da visão iogue, facilmente caio no erro!”.

Segundo a professora, o erro consiste em acreditar que os pensamentos que surgem são nossos. “Na visão comum, o ‘proprietário’ pensa com seu cérebro, onde a mente estaria localizada. De acordo com a ioga, a mente está fora do crânio. O cérebro é simplesmente um instrumento de decodificação dos pensamentos, assim como a internet precisa de um computador, um celular para captar as informações”, explica.

Por que essa visão nos interessa particularmente no trânsito? “Nossas emoções modificam o funcionamento da mente e, ao contrário do que se pensa, a ioga diz que se pode educar e se adestrar a mente. Perceba isso: não se trata de esconder ou de aniquilar, mas de escolher os pensamentos com os quais se aceita viver”, alerta Nicole.

Disfarces

De acordo com a professora, os pensamentos são imagens disfarçadas. Com a palavra carro, por exemplo, pode surgir na mente o pensamento e a imagem de quatro rodas, com lataria, volante e cor. “Esse carro vai me levar ao próximo churrasco, domingo, com meus amigos. Em poucos segundos, já estarei em contato com uma emoção: a da amizade e do bom-humor!”

Na prática e no carro, o que isso tem a ver com você? O carro é um dos poucos lugares para ficar sozinho consigo mesmo, interiorizar-se e elaborar a própria estratégia para passar um bom dia. “É como se seu carro fosse um casulo onde se elabora uma borboleta maravilhosa. No lugar de amaldiçoar as vias da cidade ou de reclamar dos novos automóveis que estão entupindo as artérias da cidade, aproveite para se fazer bem”, sugere Nicole.

Adestrar o macaco

Existem técnicas para "adestrar" a mente. “A ioga diz que a mente é como se fosse um macaco louco, picado por um escorpião. Um ensinamento gradativo pode ajudar a chegar mais facilmente a esse ponto de monitorar o que alimenta a mente", afirma a professora.

Você pode começar esse treino no seu carro, aproveitando o precioso tempo de solidão com você mesmo. Confira as dicas de Nicole Witek:


Primeiro comece a perceber que cada sensação desperta um pensamento em sua mente, que, por sua vez, coloca você em contato com mais e mais informações da memória.

Perceba que o pensamento, quase que sozinho, o leva para estranhos raciocínios.

Resolva, agora mesmo, parar esse papagaio.

Decida escolher os pensamentos.

Se pergunte: "Quem está no comando?". São suas mãos seguram o volante, mas é você quem dirige. Da mesma forma, é você quem guia seus pensamentos, quem escolhe a direção, o rumo de sua vida.

Escolha um pensamento desse tipo, por exemplo: neste momento especial tenho um prazo a mais para me preparar para a próxima reunião.

Adestre seu cérebro, controle a mente, vigiando e escolhendo seus pensamentos a partir desse minuto.

Dê um rumo positivo para seus pensamentos: que eles não tenham possibilidade de vagar.

Recolha seus pensamentos e resolva só raciocinar em direção única: a pessoa com quem você vai se encontrar, o que você gostaria de dizer, qual será a expressão do seu rosto? Que emoções você gostaria de vivenciar no próximo momento?

Impregne-se da emoção desse momento de pleno sucesso para essa próxima reunião, que esse momento esteja um banho de bem-estar para cada nível do seu ser. Assim suas células serão "tocadas" pela emoção positiva, o que lhe proporcionará boa saúde.

Concentre-se nessa emoção, permaneça o máximo de tempo possível, conduzindo, monitorando seus pensamentos e suas emoções aonde você quer chegar.

___________________________
Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors


____________________________
Leia também

Caminho das Índias: guru indiano dá dicas para encarar o trânsito

Horóscopo do motorista: como guia cada signo? Veja defeitos, virtudes e carro ideal

Por uma direção mais zen

Tao do trânsito: caminho para felicidade está bem abaixo de nossas rodas

Você está viciado em emoções negativas?

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

©1995-2014 WebMotors S.A. Todos os direitos reservados.