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01-03-10 | Texto: Rodrigo Samy | Foto: DivulgaçãoVoltar

Teste: Novo Focus hatch 1.6 Flex é vendido a partir de R$ 49,90 mil

Versão equipado com a família de motores Sigma oferece economia, deixando um pouco de lado o desempenho

(01-03-10) - A Ford começa a comercializar a partir de hoje o novo Ford Focus 2.0 flexível em combustível.

No ano passado, a Ford deu mais uma tacada na onda flexível, apresentou o novo Ford Focus equipado com motor Sigma de 1,6 litro. O modelo ficou em avaliação no WebMotors durante uma semana. Os pontos mais relevantes do novo modelo foram: economia de combustível, custo/benefício e o conjunto do carro. Os pontos negativos da versão foram o desempenho e a estabilidade (dependendo da ocasião).

Mas o grande diferencial é que o Ford Focus 1.6 Flex, modelo avaliado pelo WebMotors utiliza a nova geração global de motores, denominados de Sigma. Trata-se de um moderno propulsor flexível em combustível com componentes de alumínio produzido na fábrica de Taubaté, São Paulo.

Quando o WebMotors citou o custo-benefício como ponto forte, no início dessa reportagem, foi levado em consideração o pacote de equipamentos de série do Focus 1.6: airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, rádio CD, alarme, faróis com ajuste de altura e rodas de liga leve de aro 16.

Como vai o Dr. Sigma?

Feito com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, o Sigma se destaca por apresentar um baixo peso. Para ter ideia, o Focus com motor 2-litros tem um peso em ordem de marcha de 1.790 kg, já o equipado com o Sigma registra um peso total de 1.690 kg. Uma diferença de 100 kg. Com 115,6 cv com álcool e 109,3 cv com gasolina, e torque de 160 Nm (álcool) e 151 Nm (gasolina), o modelo de 1,6-litro oferece uma relação peso/potência de 14,6 kg/cv. O Focus 2-litros tradicional oferece uma relação de 12,3 kg/cv.

A diferença desses números dá para perceber quando o Ford Focus 1.6 começa desenvolver a sua velocidade. Segundo dados da Ford, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 s com álcool e 13,3 s com gasolina e atinge a velocidade máxima de 189 km/h (álcool) e 183 km/h (gasolina).

Com o WebMotors o Focus fez 9,8 km/l quando estava abastecido com gasolina e 6,8 km/l quando estava abastecido a álcool. A medição foi feita de tanque a tanque em circuito urbano. Segundo a Ford, o Focus na cidade, faz 11,5 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (álcool). Na estrada, roda 15,5 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool). O que resulta em média ponderada de 13 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (álcool), considerando as normas NBR 6601 (cidade) e NBR 7024 (estrada). De acordo com a fabricante, as inovações do motor Sigma para chegar aos números positivos incluem sistema de partida a frio, velas e bicos injetores otimizados, acelerador com controle eletrônico e mancais do virabrequim produzidos em peça única de alumínio.

Dr. Sigma deixa a estabilidade de lado?

O conjunto do Ford Focus 1,6-litro é praticamente o mesmo do Ford Focus 2-litros. A diferença nítida é que o modelo equipado com motor 2-litros parece mais “encorpado”. A suspensão traseira independente tipo multilink, com barra estabilizadora, oferece segurança e estabilidade. Porém, a dianteira “escapa” um pouco dos trajetos se comparado com o Focus 2-litros. A diferença é sutil, mas ela existe. A justificativa do escorregão na dirigibilidade pode ser justificada pelos 100 kg de diferença.

Um falta de atenção da Ford com o novo Ford Focus é o sistema de freios, afinal, ele é a disco na dianteira e a tambor na traseira. Apesar de o pênalti na área da frenagem, a Ford oferece como opcional sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC).

Tocando a flauta

A transmissão do Ford Focus 1.6 Flex é manual de cinco velocidades, suas relações iniciais são curtas e as finais mais longas. Com isso, o Focus oferece agilidade nas primeiras marchas e lentidão nas finais. O Focus com o motor 1,6-litro exige de você uma tocada com certa precisão. Não adianta pisar na quarta marcha em uma subida que ele não vai.

Os concorrentes do hatch da Ford já foram avaliados pelo WebMotors, veja quem é o melhor pela ordem dos mais emplacamentos em janeiro:

- Hyundai i30 (2.438 unidades)
- Fiat Punto (2.053 unidades)
- Chevrolet Astra (2.020 unidades)
- Ford Focus (1.301 unidades)

FICHA TÉCNICA – Ford Focus 1.6 Flex

MOTORQuatro cilindros em linha, 1,6-litro Sigma, 16V, 1.600 cm³
POTÊNCIA 109,3 cv a 6250 rpm (gasolina) e 115,6 cv a 5500 rpm (álcool)
TORQUE 151,2 Nm a 4250 rpm (gasolina) e 159,9 Nm a 4250 rpm (álcool)
CÂMBIOmanual de cinco velocidades
TRAÇÃOdianteira
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira; eletroidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 16” de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 205/55 R16
COMPRIMENTO 4,35 m
ALTURA 1,49 m
LARGURA 1,84 m
ENTREEIXOS 2,64 m
PORTA-MALAS 328 l
PESO (em ordem de marcha) 1.690 kg
TANQUE55 l
SUSPENSÃO Dianteira: Independente tipo McPherson, braços inferiores com bucha hidráulica e barra estabilizadora. Traseira: Independente tipo Multilink, com braço de controle e barra estabilizadora
FREIOS Discos na dianteira e na traseira com ABS e EBD (opcional)
PREÇO R$ 49,90 mil


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