Revista

RSS
Busca:

Opinião

06-12-12 | Texto: Joel Leite | Foto: DivulgaçãoVoltar

Quem mais vendeu, quem mais cresceu, quem mais perdeu

Fiat (vendeu 763 mil unidades), Nissan (cresceu 71,9%) e Kia (caiu 46,7%) são as protagonistas do mercado este ano.

Fiat (vendeu 763 mil unidades), Nissan (cresceu 71,9%) e Kia (caiu 46,7%) são as protagonistas do mercado este ano. Com 763.952 unidades de janeiro a novembro, a Fiat foi a marca que mais vendeu no mercado interno este ano, totalizando 23,2% do mercado de carros e comerciais leves. Mas a marca que mais cresceu foi a Nissan, que vendeu 71,9% a mais do que no mesmo período do ano passado, ampliando em 1,1 ponto percentual sua participação no mercado, enquanto a Kia foi a que mais perdeu, vendendo pouco mais da metade do volume registrado no ano passado (-46,7%).

No ranking das marcas mais vendidas (tabela 1) as primeiras posições permanecem as mesmas registradas no ano passado, com Fiat, Volkswagen, GM, Ford e Renault completando as cinco primeiras posições.

Nas cinco posições seguintes, no entanto, algumas posições foram alteradas. A Hyundai - afetada pela cobrança do Super IPI que ampliou em 30 pontos percentuais o valor do imposto para as marcas sem fábrica no País – perdeu a sexta posição para a Honda, caindo para sétimo. Outra mudança foi a entrada da Nissan entre as Dez Mais, o que deixou a Peugeot fora do “grupo de elite”.

Quem mais vendeu            
(Em unidades, em relação a 2011)            
Pos. Marca Jan-Nov 2011   Jan-Nov 2012   Evol. %
    Unidades %. Unidades %.  
Fiat 684.970 22,12 763.952 23,21 1,08
VW 633.876 20,47 697.782 21,2 0,72
GM 571.232 18,45 580.210 17,63 -0,82
Ford 285.620 9,22 292.811 8,89 -0,33
Renault 172.722 5,58 219.342 6,66 1,08
Honda 86.948 2,81 122.699 3,73 0,92
Toyota 86.913 2,81 99.097 3,01 0,2
Nissan 55.624 1,8 95.608 2,9 1,11
Hyundai 104.110 3,36 91.544 2,78 -0,58
10º Citroën 82.236 2,66 67.846 2,06 -0,59
A entrada da Nissan no ranking das dez mais vendidas veio acompanhada com o maior aumento de vendas entre todas as marcas. De 55.642 unidades vendidas no período de janeiro a novembro do ano passado, a Nissan saltou para 95.608 no mesmo período deste ano, um aumento de 71,8% nas vendas e a conquista de 1,1 ponto percentual.

Vale destacar o bom desempenho das Fiat, a grande melhor posicionada no ranking nos maiores crescimentos este ano. A marca italiana vendeu 78.982 carros a mais do que janeiro-novembro de 2011, cresceu 11,5% e ganhou 1,08 ponto do bolo do mercado.

Honda, Jeep e Dodge também tiveram crescimento expressivo (veja tabela 2).

Quem mais cresceu            
(participação no mercado em pontos percentuais)            
Pos. Marca Jan-Nov 2011   Jan-Nov 2012   Evol. %
    Unidades %. Unidades %.  
Nissan 55.624 1,8 95.608 2,9 1,11
Fiat 684.970 22,12 763.952 23,21 1,08
Renault 172.722 5,58 219.342 6,66 1,08
Honda 86.948 2,81 122.699 3,73 0,92
Volkswagen 633.876 20,47 697.782 21,2 0,72
Toyota 86.913 2,81 99.097 3,01 0,2
Mitsubishi 48.718 1,57 54.463 1,65 0,08
Jeep 1.909 0,06 3.059 0,09 0,03
Dodge 1.783 0,06 2.811 0,09 0,03
10º Jinbei 730 0,02 965 0,03 0,01
Já no time dos perdedores, o destaque é a Kia, que, como a Hyundai, sucumbiu ao impacto do aumento do IPI para os importados. A marca coreana vendeu 46,7% nos primeiros onze meses do ano e reduziu sua participação de 2,33% para 1,16%.

Duas grandes: GM e Ford, também estão na lista das que mais perderam mercado este ano (veja tabela 3).

Quem mais perdeu            
(participação no mercado em pontos percentuais)            
Pos. Marca Jan-Nov 2011   Jan-Nov 2012   Evol. %
    Unidades %. Unidades %.  
Kia 72.046 2,33 38.373 1,17 -1,16
GM 571.232 18,45 580.210 17,63 -0,82
Citroën 82.236 2,66 67.846 2,06 -0,59
Hyundai 104.110 3,36 91.544 2,78 -0,58
Peugeot 78.384 2,53 66.282 2,01 -0,52
Ford 285.620 9,22 292.811 8,89 -0,33
Hafei 15.283 0,49 8.513 0,26 -0,23
Chery 19.439 0,63 13.745 0,42 -0,21
JAC 21.326 0,69 16.861 0,51 -0,18
10º M.Benz 14.045 0,45 9.736 0,3 -0,16

_______________________________

O melhor classificado de carros e motos do Brasil tem também a avaliação mais completa. Com a Tabela Fipe / WebMotors você sabe o menor, maior e preço médio do veículo no Brasil e em sua região. Avalie agora mesmo para fazer uma boa compra ou venda do seu carro ou moto.

Joel Leite

Joel Leite
Diretor da agência de notícias AutoInforme, especializada no setor automotivo. Produz e apresenta o programa Shop Tour Automóveis. Especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro (JT), fornece informações para vários veículos de comunicação e é colunista da WebMotors.
Veja colunas anteriores

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

©1995-2014 WebMotors S.A. Todos os direitos reservados.