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Clever Car – protótipo de triciclo urbano

Compacto e limpo, triciclo da BMW mostra alternativa para futuro

Texto: José Luiz Vieira | Foto: Divulgação 08/08/2007
 
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(08-08-07) - O Clever Car não é, como indica o nome, um carro inteligente. Seu nome, na realidade, é um acrônimo de Compact Low Emission Vehicle for Urban Transport, veículo compacto de baixa emissão para transporte urbano.

É o produto de três anos de pesquisas e design por um consórcio de nove associados europeus, incluindo nisso a montadora alemã BMW e a universidade inglesa de Bath – um intervalo de tempo em que foram investidos nada menos de US$ 3 milhões neste triciclo de dois lugares, com a segurança de um microcarro, a manobrabilidade de uma moto e a adequação ambiental de um motor a gás natural.

Uma de suas principais características é o fato de possuir tecnologia de inclinação nas curvas, desenvolvida pelo alunos de engenharia mecânica e seus instrutores na universidade.

Os pesquisadores do Centro para Transmissão de Força e Controle de Movimentação de Bath, Matt Barker e Bem Drew, trabalharam o conceito de inclinação que dá estabilidade nas curvas, controlando este ângulo automaticamente. O sistema é hidráulico ativo, eletronicamente controlado, e mantém o carro ereto a baixas velocidades e mais ou menos inclinado de acordo com a velocidade e o ângulo de giro.

O motor é um Rotax monocilíndrico de 218 cm³ utilizado no scooter BMW C1 e sua velocidade máxima é de 130 km/h.

Como o C1, o Clever é carenado, tem estrutura em aço e possui um lugar para um carona atrás do piloto. Ele mede um metro de largura, meio metro a menos que um microcarro convencional de quatro rodas, e quase um metro a menos de comprimento do que um carro popular convencional. Se entrar em produção, será mais barato do que um carro popular.

O Green

Outro engenheiro e professor na Universidade Bath, Andy Green, fez um carro concorrente ao título de veículo mais econômico do mundo, numa competição francesa do ano passado. Não ganhou, mas anda mais conhecido do que já era.

Com 3,10 m de comprimento, 60 cm de largura e 30 kg de peso, o Team Green competiu contra 250 concorrentes vindos até mesmo da Arábia Saudita e do Brasil – e custou ao todo duas mil libras, algo como seis mil reais. Apesar de trabalhar sozinho, o trabalho de Green é plenamente reconhecido: ele é recordista inglês de economia, com 10.624 km por galão de combustível, ou 2.336,952 km/litro

Andy agora quer chegar às 8 mil milhas por galão, ou 2.832,042 km/litro. Trabalhando às noites e nos fins de semana, seu novo carro utiliza um motor monocilíndrico de 35 cm3 com um sistema eletrônico de gerenciamento e injeção. Com ele, Green vai competir na Eco-Maratona Shell deste ano.

Green teve muita dificuldade em arranjar patrocínio para seu projeto, “que é um trabalho de amor. Acho que é importante, porque nos faz lembrar que a eficiência energética é uma questão de peso.”

O piloto do Green do ano passado não foi o professor, claro – e sim uma ex-aluna de engenharia mecânica, Frances Rogers, de 23 anos de idade, 1,49 m de altura e cerca de 40 kg de peso.

Green diz que prefere mulheres não apenas por serem mais leves, mas principalmente porque elas dirigem mais inteligentemente. Na competição francesa, as regras exigem uma velocidade média de 30 km/h, e os pilotos têm acima de tudo de nem pensar em usar os freios.

Os patrocinadores do novo carro são o Instituto de Engenheiros Mecânicos, a C12 Composites de Bromham (chassi) e Mouchel Parkman.

A Universidade de Bath é uma das líderes inglesas de pesquisas e ensino. Em 16 áreas, é considerada uma das 10 melhores da Inglaterra.

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José Luiz Vieira é engenheiro automobilístico e jornalista, diretor de redação da revista Carga & Transporte e do site TechTalk (www.techtalk.com.br), sócio-proprietário da empresa JLV Consultoria e um dos mais respeitados jornalistas especializados em automóveis do Brasil. Trabalhou como piloto de testes em várias fábricas e foi diretor de redação da revista Motor3. E-mail: joseluiz@jlvconsultoria.com.br
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