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08-06-07 | Texto: Aldo Tizzani | Foto: Mario Villaescusa/Agência InfomotoVoltar

Yamaha Neo CVT 2008

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(08-06-2007) - A Yamaha radicalizou no design da motoneta Neo CVT 2008. O modelo chega à rede de concessionárias com linhas e grafismo totalmente novos. Na dianteira, está a maior surpresa: o desenho do conjunto óptico segue praticamente o mesmo estilo utilizado na YZF-R1, a superesportiva da marca. Ou seja, duas lentes lisas de policarbonato, que contam com multirefletor, duas lâmpadas halógenas e duas convencionais, que melhoraram sensivelmente o facho de luz. Já os piscas foram embutidos nas extremidades das lentes triangulares. Com cara de produto mais esportivo, o Neo 2008 traz outros atrativos que podem fazer a diferença na hora da compra: rodas aro 16 polegadas, freio a disco na dianteira e compartimento sob o banco com capacidade de 17 litros. Apesar de tantas mudanças, o preço é o mesmo do modelo anterior: R$ 6.087,00.

Mas as novidades do modelo 2008 da Neo não param por ai. O veículo tipicamente urbano ganhou nova lanterna traseira, com lentes transparentes; novo painel de instrumentos, dois porta-objetos no escudo frontal, estribos dianteiros maiores e novo assento. Para dar mais comodidade à garupa, as pedaleiras e suporte também foram redesenhados. Na parte ciclística a novidade fica por conta dos dois amortecedores traseiros de maior curso. Já na mecânica, ganhou afogador eletrônico para facilitar as partidas em dias frios e novo carburador.

Motor e transmissão
A motoneta da Yamaha está equipada com um motor monocilíndrico de quatro tempos e 114 cm³, com comando de válvulas no cabeçote (OHC, Over Head Camshaft) e arrefecimento a ar. Desenvolve potência de 8,4 cv a 8.000 rpm e gera torque de 0,78 kgf.m a 7.000 rpm. O sistema conta ainda com sistema de indução de ar e catalisador. A alimentação desse propulsor é por meio do carburador BS 25 Mikuni, com afogador eletrônico.

Na prática, o modelo tem partidas instantâneas e o propulsor conta com torque em baixas e médias rotações. No modelo, as acelerações são crescentes e constantes. Depois que a Neo “pega o embalo”, a pilotagem é bastante divertida. Porém, não vá pensando que o modelo tem uma força absurda. Seu torque está compatível com sua proposta, ou seja, veículo urbano destinado a quem quer ingressar no mundo das duas rodas. Com tanque de combustível com capacidade para 4,8 litros, o Neo CVT tem, segundo a Yamaha, autonomia de cerca de 150 quilômetros e sua velocidade máxima pode chegar a 110 Km/h.

A exemplo de outras motonetas, o Neo é bastante fácil de se pilotar ou fazer manobras em baixas velocidades. Não há câmbio rotativo ou convencional. Já que esta pequena Yamaha traz transmissão totalmente automática – CVT (Transmissão Continuamente Variável), que funciona por meio de uma correia em "V". O câmbio automático tem vida útil mais longa se comparado ao tradicional trio formado por corrente, coroa e pinhão. O CVT oferece ainda rodagem mais confortável, sem sujeiras, ruídos ou ronco. Ecologicamente correta é só ligar e acelerar.

Parte ciclística

Versátil e completo, o Neo CVT 2008 não traz grandes novidades na ciclística: chassi underbone confeccionado em aço tubular e rodas de liga-leve de 16 polegadas com cinco raios, calçadas com pneus voltados para o asfalto – 70/90 na dianteira e 80/90 na roda traseira. Na dianteira manteve o garfo telescópico de 90 mm de curso e freio a disco com 220 mm de diâmetro, com pinça de duplo pistão.

Já na traseira, que usa braço oscilante, com sistema bichoque, os dois amortecedores têm curso mais longo – 75 mm contra os 55 mm da versão anterior. O freio é a tambor, com 130 mm de diâmetro e usa sapatas auto-ajustáveis. Resumindo: o conjunto de suspensão e freios da nova Neo CVT 2008 está mais firme é eficiente.

Mas tome cuidado, já que os comandos têm algumas diferenças e particularidades em relação a uma motocicleta. Para ligar o motor é preciso que o piloto esteja acionando um dos dois manetes de freio. Não há pedal no pé direito para frear. O freio traseiro é acionado pelo manete do lado esquerdo – onde fica a embreagem em uma moto. Conseqüentemente, o manete direito é destinado ao freio dianteiro, igual ao de uma moto.

Porta-objetos e conforto

Agora o Neo conta dois “porta-objetos”, que ficam no anteparo frontal, e um gancho posicionado na coluna central com capacidade para até um quilo. Funcionais, essas soluções são maneiras práticas para se transportar chaveiros, óculos, luvas ou sacolas de supermercado. Com o novo assento, o piloto ficou um pouco mais alto e roda confortavelmente sentado.

Para deslocamentos urbanos, a motoneta conta com a proteção do escudo frontal. Para a garupa, a estrutura da nova pedaleira está melhor posicionada. O Yamaha Neo CVT estará disponível a partir deste mês em toda rede de concessionárias da marca. O produto tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

FICHA TÉCNICA – Yamaha Neo AT 115

MOTOR Monocilíndrico, quatro tempos, OHC, arrefecido a ar, 113,7 cm³
POTÊNCIA8,4 cv a 8.000 rpm
TORQUE0,78 kgfm a 7.000 rpm
ALIMENTAÇÃO Carburador Mikuni BS 25
CÂMBIO Continuamente variável
TRANSMISSÃO Corrente
PARTIDA Elétrica e pedal
RODAS Dianteira e traseira de aro 16 pol, em liga-leve
PNEUS Dianteiro 70/90 – 16 36P; traseiro 80/90 – 16 43P
CHASSI Underbone, com comprimento de 1,93 m; largura de 0,77 m; altura de 1,09 m; peso a seco de 103 kg
TANQUE4,8 l
SUSPENSÃO dianteira por garfo telescópico 90 mm de curso; traseira biamortecida, 55 mm de curso
FREIOSDianteiro com disco simples de 220 mm de diâmetro; traseiro por tambor, 130 mm de diâmetro interno
CORES Azul, prata e preta
PREÇO R$ 6.087,00


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