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11-07-08 | Texto: Arthur Caldeira/InfoMoto | Foto: Mário VillaescusaVoltar

Sundown Web EVO

Versão com rodas de liga-leve tem boa ciclística e preço competitivo, mas o desempenho do motor de 97,2 cm³ decepciona

(11-07-08) - A Sundown Web ocupa a terceira colocação entre as CUB mais vendidas no Brasil, só perdendo para dois modelos da Honda, Biz 125 e Pop 100. Entre janeiro e junho deste ano, foram comercializadas 12.327 unidades da motoneta da Sundown. Sucesso justificado pelo bem acertado conjunto ciclístico e pelo visual moderno, apesar de seguir a risca o tradicional design da categoria. Sem falar no preço competitivo e na economia de combustível.

A versão testada, a Web Evo, traz ainda rodas de liga-leve e freio a disco na dianteira – itens não presentes na versão standard. Com receitas consagradas, como suspensão telescópica na dianteira, sistema de amortecimento bichoque na traseira e um confortável banco – com espuma densa e revestimento anti-derrapante – a Web Evo atende bem sua proposta de ser uma moto urbana, exceto se você morar em uma grande cidade como São Paulo com vias de trânsito rápido, já que o baixo desempenho do propulsor decepciona nas acelerações e subidas íngremes.

Vibração demais, “força” de menos

O monocilíndrico de 97,2 cm³, com comando simples no cabeçote (OHC), com refrigeração a ar que equipa a Sundown Web Evo deixa a desejar tanto em torque quanto em potência. Nas saídas de semáforo ou retomadas de velocidade o torque máximo declarado de 0,85 kgf.m demora a chegar nas 5.250 rpm e também não é suficiente para empurrar piloto (de 71 kg) e os 90 kg da motoneta com rapidez. A Web fica para trás até mesmo dos carros. Em uma subida íngreme com piloto e garupa foi necessário até certo “empurrãozinho” com os pés para que a Web saísse do lugar. Mesmo se levarmos em consideração que a unidade testada ainda não estava amaciada, já que tinha 300 km rodados, o torque deixa a desejar. Apesar de o valor declarado ser maior que de outras motonetas, como a Honda Pop 100 (0,72 kgf.m), a Sundown Web mostra-se, na prática, mais fraca que a concorrente.

Essa falta de “força” em conjunto com o câmbio rotativo com embreagem centrífuga semi-automática, que não permite “queimar” embreagem, faz com que a Web demore a ganhar velocidade. Em vias rápidas, como a Avenida 23 de Maio na capital paulista, o motociclista passa apuros nos seus acessos, afinal a velocidade média da via é em torno dos 70 km/h – pouco abaixo da máxima de 80 km/h registrada no velocímetro da Web.

A potência também compromete na hora de manter a velocidade. Com apenas 7,5 cv a 8.000 rpm, a Web perde velocidade facilmente em aclives. Isso exige muita troca de marcha, o que se mostra um incômodo mesmo no câmbio rotativo. Outro ponto bastante criticado por quem pilotou a Web Evo é o excesso de vibração do motor transmitida ao piloto pelas pedaleiras, punhos e pelo banco.

Bolso

O sucesso da Sundown Web justifica-se por um quesito muito importante para os brasileiros: o bolso. O baixo desempenho que incomoda traduz-se em economia de combustível. Mesmo precisando “torcer” o cabo da Web a média de consumo ficou em torno dos 30 km/l. Mostrando que, apesar de fraquinha, a motoneta da Sundown pode ser uma boa opção para quem vive em uma cidade pequena, plana e que não precise “enfrentar” as vias expressas de uma metrópole como São Paulo.

Além disso, o preço da versão Evo – a mais completa – é de R$ 4.876,10. Por se tratar de uma motoneta com rodas de liga-leve, partida elétrica e freio a disco na dianteira, o valor da Web Evo é bastante competitivo em relação à concorrência. Com motor mais potente e de maior capacidade, a Biz + 125, equivalente da Honda, não sai por menos de R$ 6.353,00.

MOTOR Monocilíndrico, quatro tempos, OHC, refrigerado a ar, 97,2 cm³
POTÊNCIA7,5 cv a 8.000 rpm
TORQUE0,85 kgm a 5.250 rpm
ALIMENTAÇÃO Carburador
TRANSMISSÃOCorreia dentada
CÂMBIO Quatro velocidades
PARTIDA Elétrica e pedal
RODAS Dianteira de aro 17” e traseira de aro 16”
PNEUS Dianteiro 2,50/17 43P Pirelli MT15; traseiro 90x80/16 51J Pirelli MT15
CHASSI Monobloco de aço com comprimento de 1.950 mm; largura de 840 mm; altura de 1.250 mm, altura mínima do solo de 160 mm; entreeixos de 1.260 mm; altura do assento de 760 mm; peso a seco de 90 kg
TANQUE4 l
SUSPENSÃODianteira com garfo telescópico; traseira com braço oscilante com duplo amortecedor regulável com duas regulagens
FREIOSDianteiro com a tambor de 130 mm; traseiro com a tambor de 110 mm
CORES
PREÇO R$ R$ 4.876,10


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