Revista

RSS
Busca:

Motos

06-07-07 | Texto: Aldo Tizzani/INFOMOTO | Foto: Renato Durães/INFOMOTOVoltar

Sundown Web 100, moto feita para a cidade

Com um conjunto equilibrado, a Sundown Web 100 traz design moderno e é uma boa opção para quem quer dar os primeiros passos no mundo das duas rodas

(06-07-07) - Carro-chefe da Sundown Motos no Brasil, a Web 100 tem tido uma boa aceitação, principalmente do motociclista de primeira viagem ou de pessoas que querem trocar o deficiente transporte público pela praticidade de um veículo de duas rodas. Durante os primeiros seis meses do ano já foram vendidas 15.077 unidades da cub da Sundown, que usa tecnologia chinesa em sua linha de produtos.

Segundo os números de emplacamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a Web 100 ocupa a 27ª posição entre os veículos emplacados no primeiro semestre de 2007. Só para ter uma idéia, sua principal concorrente, a Honda Pop 100, vendeu, no mesmo período, 25.718 unidades e está na 18ª posição. Detalhe: a linha Web (versões 100 e Evo) representa 40% das vendas totais da marca, que detêm 4,73% do mercado de duas rodas.

Mas quais são as principais características de um modelo de uso estritamente urbano? No quesito design, destaque para o escudo frontal com piscas integrados e lanterna traseira com lente lisa e piscas com lente cristal. Quando se está pilotando esta cub, o que chama bastante a atenção é o completo painel de instrumentos, que traz indicadores de marcha, combustível e sensor de celular. Na pilotagem noturna, o painel oferece excelente leitura, além de um belo desenho.

Na parte mecânica, o modelo apresenta uma receita bastante tradicional: motor de quatro tempos refrigerado a ar. Outro diferencial é que a Sundown Web conta com roda traseira de aro de 16”, em vez da de aro 14” que equipava a C 100 Biz e que foi mantida na Pop. Apesar da roda maior, o baú que fica sob o confortável banco tem capacidade para transportar até 12 l, Ideal para carregar material escolar, equipamentos esportivos e até pequenas compras.

Além disso, o tamanho e formato do espelho retrovisor oferecem excelente visualização dos outros veículos e ajuda, em muito, o motociclista a mudar de faixa. O preço desta Sundown também é outro atrativo: gira em torno de R$ 4.600,00.

MOTOR E CICLÍSTICA

A construção deste propulsor segue à risca a receita de sucesso de outros fabricantes: motor monocilíndrico OHC (comando simples no cabeçote), de 97,2 cm³, que gera uma potência máxima de 7,5 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 0,85 kgm a 5.250 rpm. Esta cub é esperta nas arrancadas e consegue atingir a velocidade máxima de 80 km/h. Pena que a vibração é excessiva.

Bastante ágil no transito carregado dos grandes centros, o modelo da Sundown conta ainda com transmissão semi-automática de quatro velocidades. A embreagem é centrífuga automática. Já a economia de combustível é garantida pelos sistemas “intake valve” e incorporação do catalisador.

Já na parte ciclística, a Web 100 apresenta um conjunto bastante equilibrado, perfeitamente de acordo com sua proposta de veículo urbano. Em ambas as rodas o modelo está equipado com freios a tambor (130 mm na dianteira e 110 mm na traseira), que dão conta do recado. Se o motociclista tiver o “pé pesado” em um momento de extrema necessidade, a roda traseira trava com facilidade. Mas tudo é também uma questão de regulagem do sistema.

O conjunto de suspensões traz, na dianteira, garfo telescópico com amortecimento hidráulico. Na traseira, braço oscilante com duplo amortecedor e duas posições de regulagem. Macias demais, as suspensões precisam ser recalibradas.

No chassi monobloco confeccionado em aço foram fixadas as pedaleiras do garupa. O modelo recebeu ainda pneus Pirelli MT 15, uma grande vantagem perante aos modelos importador diretamente da China, que estão equipados com pneus de desenho da década de 70.

FICHA TÉCNICA – Sundown Web 100


MOTOR Monocilíndrico, quatro tempos, OHC, refrigerado a ar, 97,2 cm³
POTÊNCIA7,5 cv a 8.000 rpm
TORQUE0,85 kgm a 5.250 rpm
ALIMENTAÇÃO Carburador
TRANSMISSÃOCorreia dentada
CÂMBIO Quatro velocidades
PARTIDA Elétrica e pedal
RODAS Dianteira de aro 17” e traseira de aro 16”
PNEUS Dianteiro 2,50/17 43P Pirelli MT15; traseiro 90x80/16 51J Pirelli MT15
CHASSI Monobloco de aço com comprimento de 1.950 mm; largura de 840 mm; altura de 1.250 mm, altura mínima do solo de 160 mm; entreeixos de 1.260 mm; altura do assento de 760 mm; peso a seco de 90 kg
TANQUE4 l
SUSPENSÃODianteira com garfo telescópico; traseira com braço oscilante com duplo amortecedor regulável com duas regulagens
FREIOSDianteiro com a tambor de 130 mm; traseiro com a tambor de 110 mm
CORES Azul-topázio, Prata-star, Preto-ônix e Vermelho-ferrari
PREÇO R$ 4.549,73


Quer uma moto na faixa dos R$ 5.000?

Então veja aqui no WebMotors as ofertas para cada estilo de moto:

Street

Scooter

Trail

Leia também:

Harley-Davidson Nightster

Piaggio Vespa GTS 250 i.e.

Honda CBX 250 Twister

Yamaha YS Fazer 250

Yamaha Neo AT 115
_______________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para um(a) amigo(a)

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

©1995-2014 WebMotors S.A. Todos os direitos reservados.