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Harley-Davidson mostra linha 2015

Entre as novidades estão mais um triciclo e modelos customizados de fábrica

Texto: Agência INFOMOTO | Foto: Divulgação 10/09/2014
 
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A Harley-Davidson está decidida a agradar cada vez mais seus consumidores. Prova disso é a linha 2015 da fabricante norte-americana, anunciada na última semana em Sonoma, nos Estados Unidos. Além de uma frase de efeito, o tal “customer-focused”, ou seja, o foco no consumidor, chega agora a mais modelos da Harley-Davidson. Entre eles, a Road Glide, integrante da linha touring, que retorna ao line-up com diversas melhorias ergonômicas, novo motor e visual renovado; além das versões “Low” (mais baixas) da Electra-Glide Ultra Classic e Ultra Limited, projetadas também para pilotos de menor estatura. Um novo triciclo, com base na Road King, e mais opções de modelos CVO, como são chamadas as motos customizadas de fábrica, estarão disponíveis a partir desse mês nas concessionárias norte-americanas.    

“Ampliamos nossa gama de modelos com novidades focadas no consumidor. Queremos agradar nossos clientes fiéis (core customer) e atrair novos consumidores”, afirmou Cole Harris, do departamento de planejamento de produtos da Harley.

O processo de foco no consumidor começou em 2013 com o anúncio do projeto Rushmore, que fez uma extensa pesquisa entre os “harlistas” sobre o que deveria ser alterado na linha Touring, os modelos flagship da marca. Melhorias no sistema de entretenimento, refrigeração líquida no motor, aprimoramento da aerodinâmica e até mudanças no sistema de abertura das malas estavam entre os pedidos dos consumidores. Já o lançamento global da linha Street de 500cc e 750cc e o projeto Livewire, de uma moto elétrica, visa atrair novos motociclistas para a marca. As mudanças na linha 2015 parecem ir na mesma direção. Confira em detalhes as novidades no line-up da centenária fabricante de Milwaukee.

ROAD GLIDE
Depois de ficar ausente da linha no ano passado, a excêntrica Road Glide volta a integrar a família Touring. Caracterizada pela carenagem “Shark Nose” (nariz de tubarão) fixa ao guidão, o modelo é uma opção mais jovem e com cara de customizada à Street Glide, que usa a carenagem “Bat Wing” (asa de morcego), comenta Cole Harris. Para 2015, a Road Glide ganhou o novo motor Twim Cam 103 High Output. Mas as principais mudanças foram para ampliar o conforto aerodinâmico, o sistema de iluminação e a ergonomia.

A inusitada carenagem tem agora dois faróis quadrados em LED e três dutos de ventilação. “o novo para-brisa fumê de 24 mm de altura ajuda a reduzir muito a turbulência no capacete”, explicou o líder técnico de desenvolvimento, Glen Kovac.

Mais inclinado para trás e recuado em 14 mm, o guidão permite que o piloto fique mais confortável. “Dessa forma, foi possível trazer o painel fixado na carenagem mais para trás e facilitar a visualização e o acesso do piloto ao novo sistema de entretenimento”, completa Kovac. A Road Glide conta com tela de cristal líquido de 4,3’’ com conexão Bluetooth e USB, além de dois alto-falantes.

Foi apresentada também uma versão Road Glide Special, com freios ABS Reflex e a tela de 6,5’’ com navegador, além de suspensão a ar ajustável na traseira e sistema Smart Security (chave presencial). Embora a Harley-Davidson não confirme, uma das duas versões da Road Glide deverá chegar ao Brasil no próximo ano. Seu preço é próximo ao da Street Glide nos Estados Unidos.

ULTRA CLASSIC E LIMITED 'LOW'
Com o mesmo objetivo de agradar os clientes fiéis e atrair novos, , entre eles o público feminino, a H-D fez uma mudança ergonômica em seus dois principais modelos Touring: a Electra Glide Ultra Classic e Ultra Limited ganharam uma versão “Low”, ou seja, mais baixa. De acordo com Craig Russel, do departamento de planejamento de novos produtos, cerca de 20% dos compradores desses modelos medem em torno de 1,70 m. Portanto, as duas motos tiveram a suspensão rebaixada em uma polegada, 2,54 cm; e o banco ficou mais baixo, agora está a somente a 65 cm do solo. Fazendo os modelos mais confortáveis e seguros para motociclistas entre 1,65 m e 1,75 m. E de quebra, ainda torna os grandes modelos Touring acessíveis às motociclistas do sexo feminino, um novo público que não para de crescer nos Estados Unidos e em todo o mundo.

O guidão está mais próximo do piloto, as manoplas têm diâmetro menor, o descanso lateral conta com um prolongador que facilita estacionar as motos e até mesmo a tampa da transmissão primária do lado direito ficou menor, tudo para que os “baixinhos” alcancem o chão com mais segurança. Neste primeiro contato com os modelos, posso afirmar, do alto do meu 1,71 m, que as mudanças são muito bem vindas e realmente facilitam as manobras com a moto.

MAIS MODELOS CUSTOMIZADOS DE FÁBRICA
As motos CVO (Custom Vehicle Operations) são criadas pelo departamento de veículos customizados da própria Harley, quer dizer, é a versão customizada de fábrica de um modelo já existente. Em geral, têm motores mais potentes e muitos acessórios opcionais que não vêm na moto de série. Para 2015, as duas principais novidades CVO são a Street Glide e a Road Glide.

Ambas ganharam o motor Twim Cam 110 Twim-Cooled preparados pela Screamin´Eagle. Mais potentes, trazem refrigeração líquida e embreagem assistida; além de freios ABS, Cruise Control (piloto automático) e o sistema Boom Box com tela grande. A Street Glide ganhou mais dois alto-falantes nas malas traseiras com 300 Watts e, segundo a H-D, o som mais potente a equipar suas motos. As opções de pinturas são bem radicais e chamativas. Já a Road Glide CVO, feita para promover ainda mais o retorno do modelo ao line-up, tem como principal diferencial um enorme Top-case, além das malas laterais. Como já está à venda no Brasil, tudo indica que a Street Glide CVO poderá ser uma novidade para os fãs brasileiros – já que as motos dessa linha são sempre importadas e produzidas em pequeno número.

A clássica Softail Deluxe e a Ultra Limited, ambas CVO, continuam à disposição com algumas atualizações e com todos os detalhes personalizados característicos da linha.

MAIS UM TRICICLO
Depois do sucesso do Tri Glide, o triciclo baseado na Electra Glide, a Harley decide apostar em outro veículo de três rodas: o FreeWheeler, que lembra a Road King. Menor, mais leve e estreito, o FreeWheeler não tem carenagem frontal e utiliza o motor Twim Cam de 103 polegadas cúbicas (1.690 cm³). Com rodas largas e um pequeno baú traseiro para cargas, o novo triciclo visa agradar também às mulheres, por ter dimensões reduzidas, e ser mais fácil de pilotar. Classificado quase como um automóvel pela legislação brasileira, o FreeWheeler não deverá vir ao País. Importado, custaria uma fortuna. E mesmo que fosse montado em Manaus (AM), na fábrica da Harley, não gozaria das mesmas isenções fiscais que os veículos de duas rodas.

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