Revista

RSS
Busca:

BMW K 1200 GT: sangue alemão com alma estradeira

Modelo grã-turismo da marca alemã chega ao mercado brasileiro equipado com motor de quatro cilindros e potência de 152 cv

Texto: Murillo Ghigonetto/INFOMOTO | Foto: Divulgação 27/08/2007
 
Voltar
Compartilhar0
(27-08-07) - A BMW acaba de apresentar à imprensa especializada brasileira a nova K 1200 GT. O modelo da categoria grã-turismo chega ao mercado nacional com um bom pacote de equipamentos, além de um conjunto mecânico e ciclístico de dar inveja a qualquer estradeira do mesmo porte. Como destaque está o novo motor de quatro cilindros em linha, posicionado transversalmente, herdado dos modelos K 1200 S e K 1200 R.

Tudo nesta moto parece ter sido pensado para a condução em estradas. Apesar de seus 249 kg e 2.318 mm de comprimento total, suas linhas não transmitem a idéia de “moto pesada”. Pelo contrário. Graças às carenagens laterais encobrindo o motor, seu estilo está mais para o de uma “esportiva comportada”, com traços finos e elegantes, marca registrada dos modelos BMW.

Na nova K 1200 GT, o conforto é priorizado pela posição de pilotagem. Neste sentido, destaque para o assento com altura ajustável (820 ou 840 mm) e pelos acessórios úteis para longas viagens, como altura do guidão com quatro níveis de ajuste e pára-brisa com regulagem elétrica. O painel de instrumentos é completo e está dotado de um moderno computador de bordo que informa ao piloto todo o funcionamento da parte ciclística e mecânica, incluindo um indicador de desgaste das pastilhas dos freios, que adverte quando estas estão além do limite de uso e devem ser substituídas.

Na parte mecânica a nova K 1200 GT também traz boas novidades que devem agradar ao consumidor brasileiro. O motor escolhido para equipá-la é o mesmo dos modelos K 1200 S e K 1200 R. Trata-se de um quatro cilindros em linha com 1.157 cm³, comando duplo no cabeçote (DOHC), capaz de gerar uma potência máxima de 152 cv a 9.500 rpm com torque máximo de 13 kgm a 7.750 rpm.

Segundo dados de desempenho divulgados pela montadora, a K 1200 GT faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos, nada mau para uma estradeira. Já no que se refere à economia de combustível, mantendo uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, o consumo fica na casa dos 17 km/l com um tanque de 24 l de capacidade. O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por eixo-cardã.

Na parte ciclística, o quadro é confeccionado em alumínio, e sua estrutura garante boa rigidez e estabilidade ao conjunto. Os inovadores sistemas de suspensão, o BMW Duolever na dianteira (curso de 115 mm) e o EVO-Paralever na traseira (curso de 135 mm), também garantem maior estabilidade nas freadas bruscas em razão de controlarem os amortecedores, não permitindo que a frente da moto afunde demasiadamente.

A nova K 1200 GT vem equipada com o já conhecido sistema de freios EVO da BMW, com ABS integral (sistema anti-bloqueio), o mesmo utilizado em modelos das séries K e R da marca alemã. Na frente, são dois discos de 320 mm de diâmetro e rodas de 17” e, na traseira, disco simples de 294 mm de diâmetro e roda também de 17”.

Para completar, a BMW oferece ainda uma extensa linha de acessórios para equipar a moto, que vai desde bauletos laterais e farol com lâmpadas de xenônio até navegador com GPS, aquecimento do assento e das manoplas e controle de pressão dos pneus. As cores disponíveis no Brasil serão três: azul, grafite e prata.

Importada da Alemanha, a nova K 1200 GT já está disponível nas concessionárias da marca no Brasil ao preço de R$ 92,9 mil. “O primeiro lote de importação feito deste modelo já foi totalmente vendido. Com toda essa tecnologia inovadora incorporada ao modelo, esperamos que a demanda pelo produto aumente ainda mais”, informa Marco Truzzi, consultor técnico da BMW Brasil. Vale lembrar que este é o primeiro lançamento da marca dos três previstos antes do Salão das Duas Rodas, em outubro. Os outros dois modelos que devem ser apresentados são a Xmoto e a Xchallenge.

Quer uma moto para viajar?

Então veja aqui no WebMotors as ofertas para cada estilo de moto:

BMW K 1200 LT

Honda 1500 Gold Wing

Leia também:

Harley-Davidson Ultra Electra Glide Classic

Honda CB 1300 Super Four

Piaggio Beverly 500ie

Ducati Monster 695

Buell Ulysses XB12X
_______________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para um(a) amigo(a)
in Compartilhar 0
©1995-2014 WebMotors S.A. Todos os direitos reservados.