Revista

RSS
Busca:

Um Oscar para guardar na garagem

Veja os 10 carros que mereceriam a estatueta de 'Melhor Performance Automotiva'

Texto: Redação Webmotors | Foto: Reprodução/Divulgação 19/02/2015
 
Voltar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável por definir os indicados ao Oscar – principal premiação da indústria cinematográfica -, bem que poderia criar uma categoria ‘Melhor Performance Automotiva’ para premiar os carros que muitas vezes roubam a cena em filmes consagrados (ou não). Aproveitando que neste domingo (22) as principais estrelas da sétima arte se reunirão em Los Angeles para mais uma premiação, o WebMotors resolveu fazer uma homenagem aos 10 ‘carangos’ que mereciam guardar uma estatueta dourada em suas garagens por suas atuações inesquecíveis.

Consulte: preços de carros novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.

10° - FORD MUSTANG SHELBY GT500 1967


Talvez o carro mais cultuado nas telonas, o Ford Mustang foi protagonista ao lado de Nicolas Cage, Angelina Jolie, Will Patton e Robert Duvall do filme ‘60 Segundos’ (Gone in Sixty Seconds, 2000), ‘remake’ do filme de mesmo nome de 1974. Na trama, Cage, que vive o ladrão de carros aposentado Randall ‘Memphis’ Raines, tem que voltar à ativa com sua antiga equipe de criminosos para roubar 50 veículos em uma noite e salvar a pele de seu irmão mais novo. O protagonista desta lista de máquinas fantásticas, no entanto, é um Shelby GT500 1967 chamado de Eleanor, com quem Memphis tem um passado, digamos, conturbado. O Mustang é personagem principal em uma fantástica cena de perseguição.

9º - PORSCHE 928


No início da década de 1980, o ator norte-americano Tom Cruise surgia como uma das mais promissoras estrelas de Hollywood do filme ‘Negócio Arriscado’ (Risky Business, 1983). Na trama, o superesportivo da marca alemã é o ‘xodó’ do pai do estudante universitário/playboy Joel Goodson, interpretado por Cruise. Durante uma viagem de seus pais, Goodson, em meio a diversas ações complicadas – entre elas se envolver com uma garota de programas vivada pela belíssima Rebecca De Mornay e tornar-se meio que um gigolô -, ele resolve desafiar a ordem do pai de não tocar no carro, e sai pelas ruas de Chicago (Estados Unidos) ‘apavorando’. Claro que a irresponsabilidade do jovem acaba sobrando também para o excêntrico, digamos assim, Porsche 928.

8º - CHEVROLET CAMARO


O renascimento do Chevrolet Camaro nos anos 2000 rendeu ao muscle car papel de destaque na saga Transformers (2007). O carro é o personagem Bumblebee, membro do Autobots, gigantescos robôs alienígenas que representam o bem na luta contra o mal, representado pelos Decepticons. O filme que tem a direção de Michael Bay, produção de Steven Spielberg e a participação do talentoso Shia LaBeouf e da sexy Megan Fox foi responsável por ‘popularizar’ a imagem do Camaro, especialmente o amarelo, que no Brasil ganhou até música: Camaro Amarelo, da dupla Munhoz & Mariano.

7º - TOYOTA SUPRA 1994


Referência de esportividade entre os fora-de-série da indústria automobilística japonesa, o Toyota Supra ganhou espaço de destaque no primeiro filme da saga de ‘Velozes & Furiosos’ (The Fast & The Furious, 2001). Na cor laranja e altamente modificado, o modelo é montado pela gangue liderada por Dominic Toretto, personagem de Vin Diesel, e ‘dado’ para Brian O’Conner (Paul Walker). Na trama, Walker é um policial que se infiltra no mundo dos rachas para prender a quadrilha responsável por assaltos a cargas valiosas de caminhões. Em uma das cenas, o Supra vence uma Ferrari F355 em uma corrida pela costa californiana.

6º - ASTON MARTIN DB5 1964


Entre os maiores ícones automotivos do cinema, o Aston Martin DB5 1964 é, sem sombra de dúvidas, o mais refinado. Elegante. Muito, claro, se deve ao fato de ser conduzido por um dos maiores personagens do cinema, o agente do serviço secreto britânico Bond; James Bond. Conhecido também como 007, Bond apareceu pela primeira vez ao volante do clássico esportivo no filme ‘007 Contra Goldfinger’ (Goldfinger, 1964), estrelado por Sean Connery. O modelo chegou a aparecer ainda em outros quatro filmes da série: ‘007 Contra Goldfinger’; ‘007 - O Amanhã Nunca Morre’; ‘007 - Cassino Royale’; e ‘007 – Operação Skyfall’. Em alguns dos filmes, o DB5 aparece apenas passeando. Em outros, no entanto, seu potencial é explorado pelo agente.

5º - VOLKSWAGEN FUSCA


De todos os nossos homenageados com a estatueta da academia, somente ele, o Fusca, traz no currículo um filme com seu nome. ‘Se Meu Fusca Falasse’ (The Love Bug, 1968), na realidade, é o primeiro de uma longa série que traz o Volkswagen mais simpático de todos os tempos como protagonista. Neste, no entanto, o Fusca, que interpreta o personagem Herbie, é um carro de corridas temperamental, que tem um relacionamento muito próximo ao mecânico, mas de conflito com o piloto. Nas corridas pelo mundo, Herbie vence inúmeros carros conduzidos por um piloto que é dono de uma concessionária de carros e que tenta sacanear Herbie e sua equipe em todas as corridas.

4º - PLYMOUTH FURY 1957


Este clássico é simplesmente um dos carros mais cultuados entre os aficionados por filmes de terror. O Plymouth Fury é o protagonista do filme ‘Christine, O Carro Assassino’ (Christine, 1983). Baseado no livro escrito pelo mestre do estilo thriller Stephen King, o filme conta a história de um estudante tímido que tem seu comportamento completamente alterado à medida que vai restaurando seu Fury 1957. Na tentativa de ajuda-lo voltar a pessoa que era antes, sua namorada e seu melhor amigo (único, aliás), descobrem que o carro, que tem um passado a responsabilidade por inúmeras mortes, é o principal responsável por tudo. Eles, então, tentam destruir de todas as formas o Plymouth, que passa a ter vida própria.

3º - FERRARI 250 GT SPYDER CALIFORNIA 1962


Clássico da ‘Sessão da Tarde’ (Rede Globo), o filme ‘Curtindo a Vida Adoidado’ (Ferris Bueller’s Day Off, 1986) imortalizou o personagem Ferris Bueller, vivido por Matthew Broderick, um adolescente que mata aula para, como diz o próprio filme, curtir ‘a vida adoidado’. Para não fazer isso sozinho, ele tira da cama o seu hipocondríaco amigo Cameron Frye (Alan Ruck) e da escola sua namorada Sloane Peterson (Mia Sara). No entanto, para rodar em grande estilo pelas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, Ferris convence Cameron a tirar da garagem a Ferrari 250 GT Spyder California 1962 que pertence ao pai de seu melhor amigo. O esportivo clássico, e de quilometragem baixíssima, claro que passa por poucas e boas, assim como o trio.

2º - FORD MUSTANG GT 1968


Muitos consideram a melhor perseguição policial da história do cinema. Nela, Frank Bullit, detetive da Polícia de São Francisco interpretado por Steve McQueen, persegue um Dodge Charger a bordo de seu belíssimo Ford Mustang GT 1968. McQueen, que participou das cenas por ser um excelente piloto – chegou a participar profissionalmente de corridas, por isso até ganhou o apelido de ‘King of Cool’ -, faz misérias com o carro pelas ladeiras da cidade norte-americana. Bullit, na realidade, tenta descobrir quem são os assassinos de uma testemunha-chave de um caso e de um policial. Ah, faltou o nome do filme: Bullit (1968), claro!

1º - DELOREAN DMC-12


Na vida real, o carro foi um fracasso. No entanto, nas telonas, mereceria um Oscar pelas atuações na trilogia ‘De Volta para o Futuro’ (Back To The Future, 1985). O DMC DeLorean, carro inusitado que abria as portas para cima e tinha motor Peugeot, torna-se, pelas mãos do professor Emmett Brown, vivido pelo genial Christopher Lloyd, uma máquina do tempo, que é utilizada em inúmeras situações durante os três filmes da série, para corrigir – no passado e no futuro – situações que interfiram diretamente na vida presente de Marty McFly (Michael J. Fox) e também na do próprio cientista Brown. O carro é tão explorado na série que chega a voar, para poder rodar no futuro, onde os carros apenas voam. Por conta deste filme, o DeLorean pode ser considerado o ícone dos anos 1980. 

Mande para o WebMotors os carros que você considera que também mereceriam um Oscar de 'Melhor Performance Automotiva': editorial@webmotors.com.br

Redação Webmotors

Redação Webmotors
Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do Webmotors está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!  

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

  1. Home
  2. Revista
  3. Meu Carro & Eu
  4. Um Oscar para guardar na garagem
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites