Revista

RSS
Busca:

Só existem 25 deste Exige Club Racer; um deles
está no WebMotors

Modelo anunciado nunca rodou e promete chegar aos 100 km/h 3,7 s

Texto: Iago Garcia | Foto: WebMotors 19/02/2015
 
Voltar

Colin Chapman é um dos maiores ícones da industria automotiva. Dono de frases clássicas como “Simplifique, então adicione leveza.” ele recrutou milhões de entusiastas para a Lotus, montadora de esportivos criada em 1952. Inovou criando elementos como o chassi monocoque – de peça única – e trabalhando a aerodinâmica como ninguém, quando se envolveu na Fórmula 1. Idolatrado até hoje, sua marca ganhou status máximo entre os esportivos, sempre privilegiando a leveza e a experiência entre homem e máquina, no lugar de motores superpotentes e carros cheios de babás eletrônicas. Tanto é que o modelo mais potente da história da Lotus tem singelos 400 cv – se comparado com o padrão atual dos esportivos, é pouco – e foi lançado esta semana, 63 anos depois da fundação da companhia.

Um dos modelos mais conhecidos da Lotus é o Elise, esportivo que está em sua segunda geração e serve de base para a versão mais extrema, chamada Exige. E o #AchadoWebMotors desta semana é um dos Exige mais exclusivos do mundo, o Club Racer de 2008. Apenas 25 unidades foram produzidas e uma está anunciada no nosso site por R$ 450 mil.

A série limitado trazia como grande diferencial o design exterior, com a cor azul clara por toda a carroceria e uma faixa preta central, como nos carros de competição da Lotus na década de 60 – naquela época a carroceria era verde e as faixas amarelas. O exterior ainda é decorado por adesivos com o circuito de Hethel, pista de testes oficial da Lotus. Os bancos em alcantara também recebem o desenho da pista bordado no encosto.

O motor é um quatro cilindros de 1.8 litro fornecido pela Toyota e montado transversalmente no meio da carroceria. Um compressor mecânico era instalado pela Lotus, fazendo o bloco produzir 240 cv e girando alto - até os 8.000 rpm. Não te impressiona? Ele pesa apenas 933 kg em ordem de marcha. Assim, com relação peso/potência de 3,8 kg/cv, ele vai até os 100 km/h em 3,7 s parando nos 250 km/h de velocidade máxima. Junte isso ao câmbio manual de 6 marchas e à tração traseira e você tiraria um grande sorriso do velho Colin Chapman.

A Club Racer poderia receber vários pacotes de performance: Sport Pack, Touring Pack e Super Touring Pack. O nosso Exige vem com o Super Touring Pack. Nele, o modelo recebe escapamento esportivo e amortecedores Bilstein de rigidez regulável. Segundo o anunciante, o carro nunca foi usado e marca pouco mais de 100 km no hodômetro. Um membro honrável da linhagem Chapman pronto para dar diversão pro seu dono.

  1. Home
  2. Revista
  3. Meu Carro & Eu
  4. Só existem 25 deste Exige Club Racer; um deles
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites