Revista

RSS
Busca:

Meu Carro & Eu

23-09-08 | Texto: Daniel Barbosa | Foto: Renato TakahashiVoltar

Seu carro precisa regular a cambagem?

Veja como garantir que seu carro faça curvas com segurança

(23-09-08) – Na semana passada prometi esclarecer algumas dúvidas sobre um tema ainda pouco discutido, mas que é muito importante para que qualquer carro possa andar em segurança por aí – a cambagem.

Muitas pessoas não conhecem o serviço de cambagem, mas é ele que garante o equilíbrio dos pneus de acordo com as especificações do fabricante. Alguns carros têm esta cambagem positiva (quando os pneus estão voltados para fora) e outros com a cambagem negativa (pneus voltados para dentro).

A cambagem nula (pneus diretamente em um ângulo reto) só é encontrada quando o carro está fazendo uma curva, neste momento as rodas “buscam” pela cambagem zerada para garantir que o carro faça a curva com segurança.

Para saber quando seu carro precisa da cambagem, você deve verificar na parte da frente de seu veículo. Os pneus devem estar o mais perto possível do ideal que seria o ângulo reto. Um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro.

Sempre que fazemos aqui na Oficina o alinhamento e o balanceamento também nos preocupamos em fazer a cambagem para garantir que o carro estará com tudo regulado.

No caso de positividade a direção fica mais leve, porque as rodas aproximadas para fora diminuem o desgaste das articulações da direção. Já com a negatividade quando as suspensões são independentes uma roda ou outra pode ficar positiva após muito tempo de uso, então a atenção deve ser bem maior.

O ideal é que você procure por bons profissionais e também sempre observe a frente do seu carro, pois a observação é um bom início para saber se as rodas estão na posição correta ou não.
Fique esperto para não ficar na mão por aí!

Daniel Barbosa é especialista em mecânica e um dos líderes da Dimension Customs, a produtora dos carros do quadro Lata Velha, do Caldeirão do Huck.

__________________________

Leia também:

Como os meninos do Lata Velha personalizam os próprios carros

Meninos do Lata Velha contam como restauraram o único Porsche Kremer do Brasil

De carona com os meninos do Lata Velha

Volvo C30 ganha adesivos de personalização

Castagna Anzom mostra a personalização levada ao extremo

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

©1995-2014 WebMotors S.A. Todos os direitos reservados.