Revista

RSS
Busca:

Respeitados pelos melhores pilotos do mundo

Confira lista dos Safety Cars das principais categorias do esporte a motor

Texto: Redação Webmotors | Foto: Divulgação 10/03/2015
 
Voltar

Para quem gosta de esporte a motor, uma das atrações em qualquer Grande Prêmio é o carro de apoio, o chamado Safety Car. Nós do WebMotors, apaixonados por estas máquinas fantásticas, resolvemos levantar os três principais superesportivos de rua que impõem respeito aos ‘bólidos’ mais rápidos do planeta.

Para quem não está familiarizado, o Safety Car (ou Carro de Segurança) é responsável por conduzir o pelotão dos carros/motos de corrida com o objetivo de manter a segurança dos pilotos e reestabelecer a ordem da corrida.

1º MERCEDES-AMG GT S

Na madruga de sábado para domingo, a Fórmula 1 dá a largada para a temporada 2015 com a estreia de um brasileiro: Felipe Nasr, que correrá pela equipe Sauber-Ferrari. No entanto, o piloto natural de Brasília (DF) não será o único a debutar na categoria ‘top’ do automobilismo mundial. O superesportivo Mercedes-AMG GT S também dará sua primeira aparição com novo Safety Car, substituindo o Mercedes-Benz SLS AMG.

O AMG GT S, que chega ao Brasil ainda neste primeiro semestre, é equipado com motor 4.0 V8 biturbo de 510 cv de potência máxima e 66,28 kgf.m de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e seis marchas. Em números, isso significa que o ‘alemão’ acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 310 km/h. Números de impor certo respeito a Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Nico Rosberg, Fernando Alonso, Jenson Button, Felipe Massa...

2º BMW M4 COUPÉ

Na Fórmula 1 de duas rodas, a MotoGP, o responsável por reestabelecer a ordem é o BMW M4 Coupé – apresentado oficialmente semana passada, durante o Salão de Genebra. Na realidade, o modelo da marca bávara se juntará a outros modelos da ‘família’ – todos, claro, com a insígnia ‘M’ (Motorsport, divisão de alta performance da BMW) -, como M3 e M6 Coupé, que já faziam parte do esquadrão de elite da MotoGP.

O M4 Coupé é equipado com motor biturbo de seis cilindros em linha que gera 431 cv de potência máxima e 56,1 kgf.m de torque. A transmissão, para alegria dos puristas, é manual de seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em menos de 4 segundos e a velocidade máxima é de aproximadamente 260 km/h.

Um M4 Coupé, aliás, foi dado de presente para o piloto espanhol Marc Marquez, bicampeão de MotoGP pela Honda.

3º  ALFA ROMEO 4C

Entre os Safety Cars, possivelmente o mais charmoso é o Alfa Romeo 4C do Mundial de Superbike (SBK). Substituto do MiTo, a 4C chegou ao mercado em 2013 e segue como um dos carros mais badalados da marca italiana – teve a versão Spider apresentada recentemente no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Em termos técnicos, não chega a surpreender. Tem sob o capô um compacto motor 1.7 de quatro cilindros turbocharger que desenvolve apenas 240 cv de potência (sequer metade do Mercedes-AMG GT S) e 35,7 kgf.m de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

No entanto, por conta de suas dimensões compactas e especial pelo fato de pesar pouco menos de1.000 quilos, seu desempenho é de impor respeito. A velocidade máxima é de 258 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h crava os 4,5 segundos.

BÔNUS: MERCEDES-AMG C63 S STATE

Para fechar a lista optamos por um bônus. Por isso, abrimos uma exceção e colocamos um carro médico – aquele que leva o médico principal da categoria em caso de um acidente grave com algum piloto. E nossa escolha é pela nova Mercedes-AMG C63 S State.

O modelo, que é completamente adaptado para ser uma UTI móvel, tem o mesmo motor 4.0 V8 biturbo de 510 cv do AMG GT S. O que muda é o torque, que na perua é um pouco maior: 71,6 kgf.m. O câmbio, por sua vez, é automatizado de dupla embreagem e sete marchas assim como o supersportivo. Com estes números, e sendo um pouco maior e pesada que o Safety Car, a C63 S State leva 4,1 segundos para chegar aos 100 km/h.

Consulte preços de carros novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.

Redação Webmotors

Redação Webmotors
Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do Webmotors está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!  

  1. Home
  2. Revista
  3. Meu Carro & Eu
  4. Respeitados pelos melhores pilotos do mundo
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites