Revista

RSS
Busca:

Obrigatoriedade do extintor tipo ABC é adiada

Falta do equipamento no mercado é o motivo desta segunda prorrogação

Texto: Redação Webmotors | Foto: Divulgação 26/03/2015
 
Voltar

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adiou por mais 90 dias a obrigatoriedade dos novos extintores veiculares ABC – nova data passa a ser 1º de julho de 2015. A decisão atende a um pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

A falta de oferta deste equipamento de segurança foi o principal motivo para o adiamento da obrigatoriedade.

Esta é a segunda prorrogação do prazo limite. Inicialmente, a substituição do extintor tipo BC pelo ABC deveria ser feita até 1º de janeiro. No entanto, pela falta de oferta do equipamento, a data foi ampliada por mais 90 dias. Agora, o Contran volta a prolongar o prazo por mais 90 dias.

BC E ABC
As siglas BC e ABC diferenciam os extintores por tipo de uso. Os do tipo BC são eficazes no combate a incêndio causado por líquidos inflamáveis, além de equipamentos elétricos, como bateria ou qualquer tipo de fiação. O extintor do tipo ABC, por sua vez, também é capaz de dissipar chamas propagadas em materiais sólidos (tapete, banco, entre outros componentes).

MULTA
A obrigatoriedade do uso do extintor tipo ABC vale para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, caminhão-trator, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. O proprietário do veículo que não estiver em conformidade com a lei a partir de 1º de julho fica sujeito a multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.

VEJA
Extintor de incêndio é obrigatório

Redação Webmotors

Redação Webmotors
Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do Webmotors está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!  

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

  1. Home
  2. Revista
  3. Meu Carro & Eu
  4. Obrigatoriedade do extintor tipo ABC é adiada
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites