Revista

RSS
Busca:

Inflação do Carro tem alta de 0,94% em janeiro

Maior alta foi do álcool (3,8%) e maior queda dos impostos (IPVA caiu 2,9%)

Texto: Agência AutoInforme | Foto: Divulgação 17/02/2016
 
Voltar

Os preços não dão trégua. As notícias não são animadoras para o motorista que usa o carro no dia a dia. Depois de fechar 2015 com uma alta de 13,96%, a Inflação do Carro daAgência AutoInforme começa o ano com uma expressiva alta de 0,94% em janeiro.

O levantamento abrange todos os itens necessários para o motorista andar de carro e fazer a manutenção preventiva, reunidos em cinco cestas de produtos: combustíveis, peças de reposição, serviços, impostos e seguro.

O que mais subiu de preço em janeiro foi o álcool, que ficou 3,8% mais caro. A gasolina subiu 0,7%. Na média, os combustíveis ficaram 2,8% mais caros. O jogo de velas subiu 0,8%, seguido pelo serviço de revisão, do carro com alta de 0,8%. O filtro de ar teve alta de 0,7%.

Mas nem tudo é noticia ruim: o IPVA – que tem um impacto importante na Inflação do Carro nos três primeiros meses do ano – ficou mais barato, porque o preço do carro usado caiu e a Secretaria da Fazenda calcula o imposto com base no preço praticado. Na média, o preço do carro caiu 3,3% em 2015, mas o percentual de queda do IPVA variou de modelo para modelo: e alguns casos pode até ter tido uma pequena alta.

Outra notícia boa: a lavagem simples do carro, que no ano passado teve uma das maiores altas entre os itens que compõe a Inflação do Carro, começou o ano em baixa: o preço do serviço caiu 0,8% em janeiro. O estacionamento também iniciou o ano em baixa: – 0,5%.

 

Inflação do Carro

Itens que mais subiram

Janeiro /2016

Etanol                              + 3,8%

Jogo de velas                  + 0,8%

Mão de obra/Revisões    + 0,8%

Gasolina                           + 0,7%

Fonte: Autoinforme

 

Itens que caíram

Janeiro/2016

Impostos                           – 2,9%

Lavagem simples              -0,8%

Estacionamento 2h           -0,5%

Lavagem completa           -0,4%

Fonte: Autoinforme

 

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

  1. Home
  2. Revista
  3. Meu Carro & Eu
  4. Inflação do Carro tem alta de 0,94% em janeiro
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites