Revista

RSS
Busca:

GTI TCR é versão de pista do Golf com 330 cv

Hatch preparado pela Volkswagen Motorsport celebra 40 anos do modelo

Texto: Karina Simões | Foto: Divulgação 10/03/2016
 
Voltar
A Volkswagen faz coisas que a gente não entende bem – caso do Golf nacional “piorado” e igualmente caro (ASSISTA AQUI) – mas também realiza feitos incríveis, como esta versão animal do Golf baseada no GTI. Pense, se o GTI convencional já diverte, imaginem o Golf GTI TCR, desenvolvido pela Volkswagen Motorsports para celebrar os 40 manos do modelo.
 
Voltado para as pistas, o arisco hatch entrega 330 cv (110 cv a mais que o GTI standard). A ideia da Volkswagen foi dar ênfase na veia de corrida do hatch, que nunca foi explorada. Por isso,o nome não é em vão, a versão arisca do hatch foi desenvolvida para disputar a TCR International Series, na categoria turismo cinco portas, onde duelam modelos de outras divisões esportivas como o Opel Astra TCR, Honda Civic TCR, Alfa Romeo Giulietta TCR e Seat León. 
 
O GTI TCR mantém o bloco 2.0 TSI do GTI convencional, porém com uma nova calibração, onde o motor passa a entregar 334 cv e 41,8 kgf.m de torque. A transmissão é sequencial de seis marchas com borboletas atrás do volante. 
 
 
Outro destaque é o quanto seu visual é anabolizado. Culpa disso são os 40 centímetros a mais de largura do chassi aliado ao pacote aerodinâmico exclusivo com muitas peças em fibra de carbono. O Golf ganhou para-choques com entradas de ar, difusor traseiro, para-lamas bem largos, saias laterais e uma asa enorme – e ajustável.
 
Rodas aro 18, suspensão regulável, escape esportivo, freios de alta performance (com discos maiores), santantônio interno, bancos concha e tanque de combustível homologado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), fazem parte do pacote. Sim, ele é um carro de pista.
 
Os números de desempenho são 5,2 segundos na acaleração de 0 a 100 km/h e velocidade final que supera os 230 km/h. A versão é limitada a apenas 20 unidades, todas já vendidas segundo a marca. É, tinha que ter uma parte ruim...
 
Karina Simões

Karina Simões
Sempre preferiu carrinhos a bonecas. Seu primeiro brinquedo motorizado foi um Jeep Willys 1951, que dirige até hoje. É realizada escrevendo sobre veículos, seja ele qual for. Acorda cedo para assistir ao MotoGP.  

  1. Home
  2. Revista
  3. Meu Carro & Eu
  4. GTI TCR é versão de pista do Golf com 330 cv
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites