Revista

RSS
Busca:

Google Android Auto estará disponível em abril

Aplicativo da Google que conecta smartphone ao carro estará disponível em português em abril

Texto: Karina Simões | Foto: Karina Simões/WebMotors 23/03/2016
 
Voltar

Já faz algum tempo que algumas centrais multimídia disponíveis em veículos vendidos no Brasil são compatíveis com o sistema Android Auto, todavia, o aplicativo desenvolvido pelo Google para conectar smartphones Android aos veículos ainda não estava pronta para ser baixada pelos usuários brasileiros. Essa história vai mudar em abril, quando o app começa a ser liberado para download.

O objetivo do sistema Android Auto, segundo o Google, é que os motoristas utilizem algumas funções do smartphone sem se distrair, por isso um dos principais recursos utilizados é o comando de voz. Na prática, o usuário faz o download gratuitamente do aplicativo no celular (a versão exigida é a Lollipop ou superior). Depois, conecta o celular ao console do carro por um cabo USB e automaticamente a tela do painel passa a mostrar uma interface especial que espelha os apps parceiros já instalados no seu telefone. Aplicativos do Google (Play, Now, Maps) além de outros como Whatssap, Skype, Spotify, estão disponíveis para acesso pelo Android Auto.

De acordo com o Google, o sistema faz um filtro dos aplicativos que podem ser acessados pelo motorista. Ele autoriza acesso ao navegador Google Maps, ao tefefone, serviços de mensagem e música. Já os jogos são vetados por razões óbvias. O Waze ainda não está disponível para o sistema, embora ele também seja do Google. A empresa explica que o Maps é mais robusto, por ter uma base muito maior de dados, mas eles entendem a importância do Waze para o brasileiro e estão trabalhando em uma maneira de incluí-lo no Android Auto. “No Google Maps, você procura um restaurante e ele te mostra a rota, os horários de funcionamento e reviews, por exemplo. É uma experiência bem completa.”, explica Flávio Ferreira, diretor de parcerias de Android e Chrome do Google para a América Latina.

Durante o caminho, o motorista não consegue acessar a tela do telefone, que permanece bloqueada para garantir a segurança. Pudemos fazer uma curto teste do sistema em um Chevrolet Cobalt. O aplicativo é bem fácil de usar, ainda mais se você está acostumado com o sistema operacional Android do seu celular. Chamadas telefônicas podem ser feitas por comando de voz e, se você não desgruda do Whatssap, por exemplo, consegue responder as mensagens e ouví-las por comando de voz enquanto dirige. Isso mesmo, o sistema faz a leitura do texto e ainda pergunta se você quer responder. É uma opção bem mais segura de utilizar o smartphone no trânsito, mas vale um pouco de treino, além de estarmos preparados para qualquer “pane”, seja da central do carro ou do aplicativo. Tudo pode acontecer.

Quem tem?

Hoje, no Brasil, algumas montadoras oferecem centrais compatíveis com o Android Auto e a melhor parte é que as ofertas vão de modelos populares até versões de segmentos superiores. São eles: Novo Chevrolet Cobalt, novo Gol, novo Voyage, nova Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox, SpaceCross, Golf, Jetta, Passat, Tiguan, Fusca e Honda Accord.

A Ford promete o Focus equipado com o novo sistema Sync 3 compatível com Android Auto até o meio do ano. Outras montadoras que devem apresentar novidades em suas centrais são Fiat, Hyundai, Mitsubishi e Suzuki.

Agora, se você não quer esperar o sistema chegar no seu carro, a Pioneer vende uma central compatível com o Android Auto e que pode ser instalada na maioria dos carros, desde que o painel tenha espaço para a instalação de uma tela de 7 polegadas sem que aquilo vire um “frankestein”. A central AVIC F70TV custa R$ 2.799, mas dependendo do modelo que receberá o equipamento, o dono terá que arcar com os custos, não só do aparelho e da instalação, mas também de uma peça de acabamento.  

Karina Simões

Karina Simões
Sempre preferiu carrinhos a bonecas. Seu primeiro brinquedo motorizado foi um Jeep Willys 1951, que dirige até hoje. É realizada escrevendo sobre veículos, seja ele qual for. Acorda cedo para assistir ao MotoGP.  

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

  1. Home
  2. Revista
  3. Meu Carro & Eu
  4. Google Android Auto estará disponível em abril
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites