Revista

RSS
Busca:

Filmes vencedores de um Oscar que
tinham um carro como coadjuvante

Rain Man, com um Buick entre as estrelas, levou a estatueta de Melhor Filme

Texto: Redação Webmotors | Foto: Reprodução 20/02/2015
 
Voltar

Apesar de os carros ainda não terem seu espaço na premiação do Oscar – bem que poderia existir uma categoria ‘Melhor Performance Automotiva’ -, muitos veículos tiveram participações marcantes em filmes que levaram para casa pelo menos uma estatueta dourada. Confira alguns deles:

VEJA TAMBÉM: Os 10 carros que mereceriam um Oscar

1° - RAIN MAN


Este filme de 1988 ganhou nada menos que quatro Oscars em 1989: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção (Barry Levinson) e Melhor Ator (Dustin Hoffman). A história gira em torno de um jovem extremamente ambicioso (Charlie Babbitt, vivido por Tom Cruise) que descobre, após o falecimento de seu pai – com quem não tinha um bom relacionamento –, que herdou algumas roseiras e um Buick 1949, e que um segundo beneficiário embolsou US$ 3 milhões. Curioso em saber quem é esta pessoa, Charlie se depara com Raymond (Hoffman), um homem mais velho autista e que é seu irmão. Disposto a abocanhar pelo menos metade da herança, Charlie tira Raymond do hospital psiquiátrico em que vive e atravessa os Estados Unidos no Buick 1949 para tentar, em Los Angeles, ver parte do dinheiro. No caminho, em meio a diversas situações, os irmãos se aproximam afetivamente.

2º - THELMA & LOUISE


Apesar de seis indicações, inclusive de Melhor Direção, Ridley Scott, e de Melhor Atriz, com as protagonistas Geena Davis e Susan Sarandon, ‘Thelma & Louise’ faturou apenas a estatueta de Melhor Roteiro Original. Cansadas de suas vidas pacatas – Susan é uma simples garçonete e Geena uma dona de casa -, as duas caem na estrada em busca de aventura. No entanto, elas acabam se envolvendo em um crime e são perseguidas pela polícia enquanto tentam chegar ao México. Pelas rodovias, as duas rodam em um belíssimo Thunderbird 1966, que bem que merecia uma indicação para ‘Ator Coadjuvante’.

3º - BULLIT


Apesar da excelente atuação de Steve McQueen no papel do investigador da polícia de São Francisco Frank Bullit, o filme Bullit, de 1968, venceu apenas o Oscar de Melhor Edição e foi indicado também para Melhor Som. O filme que conta a história de um policial (McQueen) que tenta encontrar os assassinos de uma testemunha-chave de um crime e de um policial, o Ford Mustang GT conduzido por Bullit é, sem sombra de dúvidas, um dos protagonistas do filme. Aliás, filme que tem uma das perseguições mais fantásticas da sétima arte: Mustang GT atrás de um Dodge Charger R/T.

4º - 007 – OPERAÇÃO SKYFALL


Já com Daniel Craig no papel do agente secreto britânico James Bond, o filme 007 – Operação Skyfall recebeu cinco indicações, vencendo em duas delas: Melhor Edição de Som e Melhor Canção Original (Skyfall, Adele e Paul Empworth). Este é um dos cinco filmes em que o clássico Aston Martin DB5 1964 aparece com o agente secreto.

5º - DE VOLTA PARA O FUTURO


O filme De Volta para o Futuro teve diversas indicações técnicas, sendo premiado apenas na categoria Melhor Edição de Som, apesar das atuações marcantes de Christopher Loyd como Dr. Emmett Brown, Michael J. Fox com Marty McFly e do DeLorean DMC-12 como máquina do tempo. 

Consulte preços de carros novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.

Redação Webmotors

Redação Webmotors
Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do Webmotors está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!  

  1. Home
  2. Revista
  3. Meu Carro & Eu
  4. Filmes vencedores de um Oscar que
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites