Revista

RSS
Busca:

BMW: veja 10 curiosidades sobre a marca centenária

Fabricante completa 100 anos repletos

Texto: Redação Webmotors | Foto: Arte/Gutto Rocha 07/03/2016
 
Voltar

De uma simples fabricante de motores para aviões a uma das pricipais montadoras de automóveis e motocicletas do mundo. A BMW completa 100 anos nesta segunda-feira (7) com um legado relevante para o automobilismo mundial. A marca alemã possui 30 fábricas em 14 países, incluindo o Brasil, e já comercializou mais de 2,2 milhões de carros e 137 mil motos em todo o mundo.

Dada a importância dessa marca que coleciona inúmeros fãs e é detentora de Rolls-Royce e MINI, a WebMotors separou algumas curiosidades sobre a fabricante com sede em Munique:

1 – O QUE SIGNIFICA BMW?

Bayrische Motoren Werke. Parece complicado, mas o significado é simplesmente Fábrica de Motores da Baviera. Na verdade, esse nome surgiu após a junção da Rapp Motorwerke com a Gustav Otto, ambas fabricantes de motor para aviões.

2 – PRIMEIRAMENTE, AS MOTOS

Apesar de ser lembrada por muitos apenas pela fabricação de automóveis, o primeiro logo da BMW foi cravado em uma moto, a R32, que foi fabricada em 1923 e fez sucessso no Salão de Berlim do mesmo ano.

3 – MOTORES DE AVIÃO

Em 1916, o mundo vivia sua primeira grande guerra. Para atender a demanda de arsenal bélico, diversos empresários investiam na fabricação de motores para aviões. Mas o negócio teve de ser modificado por conta do Tratado de Versalhes. Assim, a BMW passou a tratar de carros e motos para nossa sorte.

4 – AUSTIN SEVEN

O modelo inglês Austin Seven deu origem ao primeiro carro feito  pela marca da Baviera. Na verdade, o BMW 3/15 PS foi uma cópia licenciada do carro britânico e foi lançado em 1928. O veículo surgiu após a compra da Fábrica de Automóveis Eisenach.

5 – POLÊMICA

O que significa o logo da BMW. Bem, essa é uma questão polêmica e que divide opiniões entre historiadores e apaixonados pela marca. Uma versão famosa é de que o logo simularia uma hélice de avião em movimento. Mas a própria BMW divulgou recentemente que as cores azul e branco não passam de uma homenagem à bandeira do Estado Livre da Baviera, local onde a marca foi fundada.

6 – MAIS POLÊMICA

Querendo ou não, a história da fabricante está atrelada à da guerra. Outro exemplo é que a marca colocou mais de 30 mil empregados para trabalhar sob regime de escravidão para escapar da crise durante a Segunda Guerra Mundial. A BMW já confirmou o fato.

7 – AVIÕES NO SANGUE

Pois é, a relação da marca com aviões ainda continua. Recentemente, a marca desenhou o interior extremamente luxuoso de uma aeronave para a companhia Singapore Airlines, de Singapura, na Ásia.

8 – NA VANGUARDA DOS ELÉTRICOS

Carros elétricos não são mais novidade para ninguém. Você ouve falar deles toda hora e alguns já rodam tranquilamente pelas ruas brasileiras. O que você talvez não saiba é que a BMW fabricou seu primeiro elétrico em 1972, o BMW 1602, com o intuito de apresentá-lo durante os Jogos Olímpicos de Munique.

9 – PRÉDIO MONUMENTAL

Outro ponto importante da história da marca que também surgiu em meio às Olimpíadas de Munique foi a sede da fabricante. Quatro edifícios na capital da Baviera conotam um motor de quatro cilindros.

10 – PRIMEIRO MOTORSPORT

A divisão esportiva Motorsport foi fundada em 1972. Três anos mais tarde veio o primeiro modelo a receber a inscrição M na carroceria foi o M1 (E26), feito em parceria com a Lamborghini. Com problemas financeiro, a marca italiana deixou o projeto, mas como é possível notar, deixou seu legado no desenho do carro.

Redação Webmotors

Redação Webmotors
Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do Webmotors está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!  

  1. Home
  2. Revista
  3. Meu Carro & Eu
  4. BMW: veja 10 curiosidades sobre a marca centenária
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites