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26-03-08 | Texto: Rodrigo Samy | Foto: DivulgaçãoVoltar

Motor 8 ou 16V: Veja qual é a melhor opção para o seu bolso

O motor com 16 válvulas é ideal para as estradas, já o de 8 válvulas é a melhor opção para quem roda em áreas urbanas

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(26-03-08) - A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade. No caso dos carros com 16V, a melhor opção é a estrada, pois o melhor desempenho aparece em altas rotações.

Na verdade as válvulas são responsáveis pela entrada e a saída da mistura ar e combustível, vitais à queima e ao funcionamento do motor. Elas se dividem em admissão e de escape. Com o dobro de válvulas, o 16V conta com uma abertura maior para a passagem dos gases, tornando a combustão mais eficiente.

Por exemplo: no caso do Chevrolet Zafira, o modelo 16V desenvolve 136 cv de potência e 19,2 kgm de torque, já o motor de 8V do mesmo carro produz 116 cv e 17,3 kgm. Devido a maior força, o 16V requer uma caixa de marchas mais resistente.

Ponto negativo para o 16V

Os quatro grandes fabricantes deixaram de apostar nos motores de 16V. Volkswagen Fox, Chevrolet Celta e a família Fiat Palio nem tiveram essa opção em lançamentos recentes. A razão é a economia: o multiválvulas custa mais para ser fabricado do que o 8V. O cabeçote do motor é maior e o número de componentes também. Outra desvantagem do 16V é a manutenção mais elevada.

Em contrapartida, quase todos os automóveis de marcas japonesas e francesas utilizam a opção 16V.

Os 16V caíram na moda porque os fabricantes procuravam ganhar cada vez mais potência dos motores de 1,0 litro. O propulsor popular ainda é beneficiado pela menor taxa de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado).

Ponto negativo para o 8V
A vantagem da configuração com 16V está nas rodovias. Conforme a rotação do motor aumenta, o fluxo dos gases é maior. A implantação de uma ou mais válvulas em um motor serve para que o motor tenha a possibilidade aproximar-se ao máximo do enchimento dos cilindros, com isso, elevando a potência final. A grande sacada do 16V é que o consumo não fica elevado em comparação ao 8V. Pelo contrário, no caso de circuitos rodoviários ele pode ser até menor.

Jogo Rápido
Motores 8V tem: um comando, uma válvula para admissão e uma para escape, melhor arranque, maior torque em baixas rotações, manutenção mais facilitada e relação de marchas maiores até a 3ª e menores até a 5ª.
Motores 16V tem: dois comandos, duas válvulas para admissão duas para escape (podendo haver variação na linha turbo), melhor rendimentos em velocidades finais, maior torque em altas rotações, manutenção mais prejudicada e relação de marchas menores até a 3ª e maiores até 5ª.

Comparativo real
Renault Sandero 1.6 16V – R$ 43.790 – Aceleração de 0 a 100 km/h (10,2 s) - Velocidade máxima de 181 km/h – Potência de 107 cv – Consumo na cidade de 10,2 km/l e na estrada de 15,9 km/l.

Renault Sandero 1.6 8V – R$ R$ 41.190 – Aceleração de 0 a 100 km/h (12,1 s) - Velocidade máxima de 172 km/h - Potência de 92 cv – Consumo na cidade de 11,8 km/l e na estrada de 16,9 km/l.
*Números divulgados pela Renault com abastecimento a gasolina

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