Revista

RSS
Busca:

Mercado brasileiro teve 431 novidades em 2014

Volkswagen, BMW e Audi foram as que mais movimentaram o mercado ano passado

Texto: Agência AutoInforme | Foto: Divulgação 09/03/2015
 
Voltar

Quantas novidades a indústria automobilística lançou no mercado em 2014? Cinco, dez, 20?

Vamos lá: a Volkswagen lançou o seu novo carro de entrada, o Up!; a Fiat lançou o Cinquecento Cabriolet, a BMW trouxe o 420 Cabriolet, três modelos da Série M, o Crossover X4 e dois elétricos (i3 e i8). A Ford veio de Ka novo e Fiesta nacional. Que mais? A Chevrolet trouxe o Camaro Conversível e outros carros de luxo também estrearam no mercado brasileiro, como o Porsche Macan e os Mercedes-Benz GLA e CLA, além do Suzuki Swift.

Muitos carros foram renovados, como Fusion, Fluence, Sandero, Logan, City, Fit, Fox e Soul, por exemplo. Porém, se consideramos todas as novidades em relação a acabamento, motorização e carroceria de todas as marcas, fabricadas no Brasil e importadas, o número de novidades chega a 431. Isso mesmo: quase duas novidades por dia útil no ano passado.

Esse número expressivo, levantado pela Agência Autoinforme revela o dinamismo do setor automobilístico, com as montadoras sempre atentas a atender as demandas e buscar nichos de mercado para conquistar o cliente.

Durante o ano, as montadoras retiram de linha determinadas versões e colocam outras, introduzindo algum equipamento, eliminando outros, alterando a configuração, criando um detalhe no acabamento. Tudo com o objetivo de reposicionar o produto de forma a melhor enfrentar a concorrência.

Às vezes, a simples mudança do nome da versão e o reposicionamento do preço configuram um “carro novo no mercado”, que ajuda a marca a ampliar o seu espaço no mercado.

Muitas versões também são retiradas de linha. No ano passado, por exemplo, deixaram de ser fabricados ou importados 225 opções. O balanço, portanto, foi positivo: os catálogos das marcas aumentaram em 206 o número de ofertas ao consumidor brasileiro no ano passado.

A Volkswagen foi a marca que mais mostrou novidades, num total de 83, isto porque acrescentou  a opção de motor 1.6 16v para todos os modelos pequenos. Já a Mercedes-Benz foi a que mais retirou de linha, um total de 54 carros. Mas a marca que mais movimentou o catálogo de ofertas foi a BMW, que lançou 50 carros e retirou de linha 48, conforme você vê na tabela.

Consulte preços de carrso novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.

ENTRA E SAI - 2014
Entrou Saiu
MARCA UNIDADES MARCA UNIDADES
Volkswagen 83 Mercedes-Benz 54
BMW 50 BMW 48
Audi 25 Audi 19
Renault 25 MINI 14
Citroën 22 Subaru 13
Mercedes-Benz 22 Hyundai 10
Ford 21 Citroën 8
Fiat 15 Volkswagen 8
Chevrolet 14 Mitsubishi 7
Aston Martin 12 Renault 7
Hyundai 12 Honda 6
Land Rover 11 Fiat 5
Honda 10 Chana 4
MINI 10 Chevrolet 4
Nissan 10 Land Rover 4
Volvo 10 Mahindra 4
Peugeot 10 Nissan 3
Porsche 9 Kia 2
Mitsubishi 8 Porsche 2
Jaguar 7 Aston Martin 1
Toyota 6 Lifan 1
Chery 5 Toyota 1
JAC 5 Chery 0
Jeep 4 Dodge 0
Lexus 3 Ferrari 0
Mahindra 3 Ford 0
Subaru 3 JAC 0
Suzuki 3 Jaguar 0
Dodge 2 Jeep 0
Kia 2 Lexus 0
Lifan 2 Maserati 0
Maserati 2 Peugeot 0
Ssangyong 2 Shineray 0
Ferrari 1 Ssangyong 0
Shineray 1 Suzuki 0
Troller 1 Troller 0
Chana 0 Volvo 0
Total 431 Total 225

 

  1. Home
  2. Revista
  3. Mercado
  4. Mercado brasileiro teve 431 novidades em 2014
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites