Revista

RSS
Busca:

Duster muda pouco em meio a bombardeio da concorrência

Partindo de R$ 62.990, SUV da Renault peca no preço e dá só tapa no motor e visual

Texto: Lukas Kenji | Foto: Divulgação 31/03/2015
 
Voltar

(Campinas - SP) Bombardeado por todos os lados no segmento, o Renault Duster chega a linha 2016 com poucas munições extras para continuar na vice-liderança entre os SUVs. O maior artifício continua sendo preço inicial inferior à concorrência. Agora o modelo pede R$ 62.990, valor R$ 7 mil mais em conta em relação às mais novas e badaladas opções da categoria, os recém-lançados Honda HR-V e Jeep Renegade.

O jeitão desengonçado e bruto que, na verdade, tenta denotar ares de despojo e robustez foi mantido, mas ganhou alguns apetrechos. A parte frontal é quem mais acusa mudanças. A grade tem acabamento preto, o conjunto ótico ganhou novas linhas (semelhantes à de Sandero e Logan) e o para-choque tem acabamento na cor cinza. Este tipo de acabamento também vale para a parte traseira, que chama mais atenção pelos detalhes em LED das lanternas.

O ambiente interno também manteve o aspecto parrudo. A alteração mais notável está no conjunto de três novos tecidos para os bancos, sendo que há opção em couro e na cor da carroceria. Também destaca-se o acabamento preto brilhante disposto no console central, que remete à cuidado no acabamento. O painel de instrumentos também foi reformulado, tendo agora dois mostradores analógicos e um digital.

Ainda falando sobre o interior, ponto forte do Duster por suas medidas vastas (há 2,67 metros de entre-eixos e 1,82 m de largura), houve evolução na central multimídia. O Media NAV Evolution traz como novidades o acompanhamento em tempo real do trânsito, além do acesso às redes sociais por meio do aplicativo Aha.

A central gerencia ainda rádio e GPS por meio de uma tela sensível ao toque de 7 polegadas. Além de um alerta de velocidades máxima da via mal-ajustado e insistente, o maior problema do componente continua sendo seu posicionamento. Na parte baixa do console, obriga o motorista a tirar os olhos da via.

Outra mudança na nova linha do Duster está nos motores 1.6 e 2.0, ambos de 16 válvulas, bicombustíveis e nota ‘A’ no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro/Conpet. Segundo a Renault, o motor menor ganhou 1 kgf.m de torque com etanol, passando agora a emanar 14,6 kgf.m em 2.500 rpm. Com gasolina, o ganho é de 0,6 kgf.m, totalizando 14,1 kgf.m na mesma curva de torque.

No torque do motor 2.0, que tem pico alcançado aos 2.250 giros, os ganhos foram parecidos. Há 1 kgf.m a mais com etanol (18,8 kgf.m) e 0,5 kgf.m extra com gasolina (17,9 kgf.m). O índice potência também foi incrementado. Com 6 cv a mais em qualquer combustível, o bloco passa a entregar 143 cv (g) e 148 cv (e) em 5.750 rpm.

A bem da verdade, as alterações são louváveis, porém, irrisórias. Isto é, o desempenho do veículo continua o mesmo. O propulsor 1.6 continua insosso para um carro de 1.202 quilos (acoplado ao câmbio de cinco marchas). Já o 2.0 só passa de ano quando alinhado à transmissão manual de cinco velocidades. Quando trabalha junto à opção manual de seis mostra que é pouco motor para muito câmbio.

Falando em câmbio, a lenta, arcaica e limitada alternativa automática de quatro velocidades continua a ser oferecida. Mas, em relação a desempenho, não é possível deixar de elogiar a suspensão do modelo. Rígida sem ser desconfortável, foi ajustada na medida certa.

OFF-ROAD, MAS NEM TANTO

Nada mudou também em relação aos atributos off-road do Duster. O utilitário oferece tração 4x4 com reduzida e oferece bons números estruturais para superar alguns obstáculos severos. O ângulo de entrada, por exemplo, é de 30°, enquanto a distância para o solo é de 21 centímetros. Tais características permitem com que o carro suba terrenos íngrimes, passe sem dificuldade por superfícies rochosas e desfile com desenvoltura em cenário de inclinação lateral de 45°.

No entanto, diversas tecnologias simples e famigeradas não foram implantadas no modelo. Coisas do tipo de controle de tração e estabilidade, além de modos de direção que ajustem o comportamento do veículo. Não é pedir demais, visto que são artigos utilizados mesmo em hatches médios e em concorrentes diretos, como o Renegade.

TABELA POUCO ATRAENTE

Falando em concorrência, esperava-se tabela de preços mais atraente para o Duster 2016. O modelo notavelmente tem atributos inferiores em relação aos rivais até mesmo por ser um produto original de uma submarca de baixo custo, a romena Dacia. Portanto, valores pouco inferiores à casa dos R$ 60 mil poderiam ser pensados. A tabela, entretanto, está estipulada da seguinte forma:

Duster Expression 1.6 M/T: R$ 62.990

Duster Dynamique 1.6 M/T: R$ 67.990

Duster Dynamique 2.0 M/T: R$ 72.990

Duster Dynamique 2.0 A/T: R$ 75.990

Duster Dynamique 2.0 M/T 4x4: R$ 78.490

Na versão inicial são oferecidos itens de série como direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, volante com regulagem da altura, faróis máscara negra, brake light, rodas de 16 polegadas, retrovisores na cor preta, rádio com CD, MP3 USB e bluetooth e. banco do motorista com regulagem de altura.

Os mesmo itens estão em todas as versões Dynamique (exceto a 4x4). Somam-se ainda central multimídia, ar-condicionado, faróis de neblina, rodas aro 16” de liga leve, piloto automático, retrovisor elétrico, sensor de estacionamento e computador de bordo.

Já a versão topo de linha adiciona pouca coisa além dos itens já citados: para-choque bicolor, rodas na cor cinza e tração nas quatro rodas.

O novo Duster já pode ser encontrado nas concessionárias da Renault e tem três anos de garantia, além de revisões a cada 10 mil quilômetros ou ano de uso.

Lukas Kenji

Lukas Kenji
Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.   

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

  1. Home
  2. Revista
  3. Lançamentos
  4. Duster muda pouco em meio a bombardeio da concorrência
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites