Revista

RSS
Busca:

Ford T, primeiro carro do mundo produzido em série, faz cem anos

Modelo idealizado por Henry Ford teve 15 milhões de unidades produzidas

Texto: Rodrigo Samy | Foto: Divulgação 08/10/2008
 
Voltar
(08-10-08) - O sonho de Henry Ford era democratizar o automóvel, produzi-lo em grande número e com custo suficientemente baixo para que todo americano pudesse ter um. Sem perder seu objetivo de vista, Henry criou o Ford T, que vendeu 15 milhões de unidades entre 1908 e 1927. E é exatamente hoje são comemorados os cem anos do lançamento do modelo T.

O primeiro Modelo T começou a ser produzido no dia 1º de outubro de 1908. Entre as inovações estavam: o valor acessível, a produção em escala e a oferta de peças para reposição. O modelo T era equipado na época com um motor de quatro cilindros que gerava 20 cv de potência máxima. O consumo não era o dos mais altos, até para os dias atuais: 5,5 km/l a 9 km/l de gasolina.

No primeiro semestre deste ano o Clube do Ford Modelo T da América reuniu cerca de mil unidades do Modelo T. Para ter uma idéia, estiveram juntos automóveis T de várias nacionalidades, como Reino Unido, Noruega, Austrália e Nova Zelândia, além dos Estados Unidos.

Linha do Tempo

1908 – É construído o primeiro Ford T em outubro na planta de Piquette Avenue. Nas três primeiras imagens desta matéria você pode ver o início do T e a linha de produção.

1909 – Logo no seu primeiro ano, o T participou de uma corrida transcontinental entre Nova York e Seattle, nos EUA. O resultado foi magnífico para a Ford. O T venceu a prova após 6,5 mil quilômetros percorridos em 22 dias e 55 minutos, com velocidade média de 14,4 km/h. Na imagem de número 4 o motor de 22 cv responsável pelo feito. Já na 5ª foto, Henry Ford posa orgulhoso com piloto e equipe.

1914 – A partir desta data até 1925 os modelos só estavam disponíveis na cor preta, que tinha secagem mais rápida. Daí surgiu a famosa frase: “Os clientes podem escolher qualquer cor, desde que seja preto”.

1917 – Ford atinge a marca de 2 milhões de unidades produzidas. A imagem de número seis mostra amigo de Henry Ford, Thomas Edison, inventor, entre outras coisas, da lâmpada elétrica, ao lado do Ford T.

1919 – Por falar no amigo de Henry, neste período o T passa a contar com partida elétrica, mas a partida manual por meio da manivela não foi eliminada. O solavanco contrário, ocasionado pelo tranco do acionamento do motor, chegou a quebrar o braço de muita gente. Para dar partida no T era necessário ter atenção e jeito.

1921 – A Ford atinge 5 milhões de unidades produzidas do T. Veja a imagem em percurso próximo às pirâmides do Egito. Três anos depois, os modelos produzidos chegam à marca de 10 milhões.

1925 – Nasce o modelo T picape. Aliás, uma das principais vantagens do centenário automóvel da Ford era a possibilidade da aplicação de diversas carrocerias. Na nona imagem dá para ter uma noção da usabilidade do modelo. A resolução da foto não é a ideal, mas vale o registro.

1927 – Em 19 anos o T completava 15 milhões de unidades produzidas e encerrava a produção do modelo que iniciou a popularização do automóvel. A General Motors já começava a disputar fatias acirradas com sua compatriota.

1999 – Foi eleito o Carro do Século por um júri de 133 jornalistas

Gosta dos clássicos da Ford?

Então veja abaixo as nossas ofertas dos modelos citados nessa reportagem:

Ford Modelo T

Ford F-1
Ford Galaxie 500

Ford Maverick

Ford celebra centenário do Modelo T

Um “T” de Ford

Pai é o que cria. Escolha o seu: Henry Ford, Ferdinand Porsche ou João Gurgel

É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado pela WebMotors S.A. entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsaveis da WebMotors.

  1. Home
  2. Revista
  3. Antigos
  4. Ford T, primeiro carro do mundo produzido em série, faz...
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas Sites